Parque Jequitibá, em Cotia, completou 15 anos e é opção de lazer e contato com a natureza

O Parque Jequitibá completou no último sábado, (27), 15 anos de história. Localizado no Km 21 da Raposo Tavares, em Cotia, foi criado 2006, como parque urbano voltado à preservação da floresta, pesquisa, sustentabilidade e educação ambiental. Fica no limite da cidade com São Paulo e Embu das Artes.

O parque está fechado neste momento de fase emergencial imposta pelo Governo do Estado.

Conhecido como Parque Tizo, nome originado pela abreviação de Terrenos Institucionais da Zona Oeste, o local possui diversas opções de lazer. Com área de 1,3 milhão m², é possível realizar prática de atividades físicas, como trilhas na floresta, espaço de leitura e ações de educação ambiental como oficinas e palestras, além de uma ampla área destinada ao viveiro.

Com 1 milhão de m² de remanescentes de mata atlântica dentro da Reserva da Biosfera do chamado Cinturão Verde de São Paulo, o parque abriga várias espécies de fauna e flora, inclusive algumas ameaçadas de extinção.

Na fauna encontram-se uma vasta diversidade de aves da mata atlântica, com destaque a espécie tovacaçu (Grallaria varia), que é mais visível aos frequentadores. Dentre as espécies de média e baixa sensibilidade, é possível observar algumas ameaçadas de extinção, como o pavão-do-mato (Pyroderusscutatus) e o jacu (Penelope obscura).

O parque também abriga sagüis, veados catingueiros (Mazamaguazoubira) e tartarugas aquáticas, além de, animais peçonhentos, como, a serpente jararaca-a-mata (Bothrops jararaca) e coral verdadeira (Micrurusaltirostris).

Já na flora, a vegetação mais expressiva é constituída basicamente de mata atlântica em seus vários estratos, (arbóreo, arbustivo e rasteiro), e encontra-se em um processo sucessório ameaçado pela proximidade da expansão urbana. Alguns exemplos podem ser citados, como as Embaúba prata (Cecropiahololeuca), Jequitibá (Cariniana), caneleira verdadeira (Cinnamomumverum) e araucária (Araucariaangustifolia).