Paralisadas, duas linhas intermunicipais de Cotia não devem voltar a operar

Duas linhas intermunicipais da Viação Raposo Tavares (Danúbio Azul), fiscalizadas pela EMTU que atendem Cotia devem ser canceladas em definitivo. No momento, ambas estão paralisadas, junto a um punhado de outras linhas, devido à quarentena imposta pelo governo. São elas:

569 – Cotia (Atalaia) x São Paulo (Shopping Morumbi);
801 – Cotia (Mirante da Mata) x São Paulo (Itaim Bibi).

Mesmo quando operavam, as linhas contavam com poucas partidas por dia, e apenas nos dias úteis. Em maio de 2019, por exemplo, a linha 569 tinha três saídas por sentido, enquanto a 801 contava com duas viagens apenas nos horários de pico.

Ambas estão no trâmite inicial de cancelamento, e ainda devem passar por aprovações dentro da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Usuários das duas linhas já fizeram diversas reclamações junto à EMTU e na Viação Raposo Tavares (Danúbio Azul) e o Jornal Cotia Agora publicou há alguns meses.

A reportagem do Jornal Cotia Agora apurou junto à empresa que o motivo da retirada dos ônibus é a pouca demanda. No site da EMTU as duas linhas ainda constam, inclusive com itinerário, mas nem os horários estão disponíveis.

A linha 569 é seletiva e tinha tarifa de R$ 13,35. Já a 801, era comum, com a passagem a R$ 7,35.

Do Linhas Metropolitanas (Allef) com complemento do Jornal Cotia Agora (Bruna Santana)