Há 10 anos o Cotia FC conquistava acesso para a Série A-3 do Paulistão

Neste dia 9 de outubro completa 10 anos de um momento marcante para o esporte cotiano.

Naquela tarde de quarta-feira, o Cotia Futebol Clube conquistou o acesso para a Série A-3 do Campeonato Paulista, após goleada sobre a Internacional de Bebedouro por 4 a 1, em um jogão ocorrido no Estádio Conde Rodolfo Crespi, na Mooca, campo do Juventus.

Depois de três anos na 2ª Divisão (equivalente à 4ª) o Cotia fez uma boa campanha e coroou o trabalho com o acesso.

O Jogo

No primeiro tempo o Cotia foi com tudo para cima da Inter, que respondia nos contra ataques. Os gols começaram a sair depois dos 32 minutos, o primeiro com João Carlos, que pegou o rebote do goleiro e cabeceou para o fundo das redes. Dois minutos depois o goleiro Veloso faz excelente defesa, mas a bola sobrou para o zagueiro Babi, que empatou a partida.

Cinco minutos depois, falta que Willian Santos bateu no canto do goleiro da Inter, 2 a 1 para o Cotia, placar do primeiro tempo.

Na etapa complementar, domínio do Cotia. Aos 8’, Alê chuta para defesa do goleiro Willian. Aos 9 minutos, Fernando arrisca chute que vai para fora. Aos 12’, João Carlos, tenta de cabeça, por cima do gol.

A Inter perde a bola e no contra ataque fulminante, aos 17 minutos Rafael Silva chuta cruzado e aumenta o placar em 3 a 1. A Inter perdeu gols aos 25’, 32 e 33, dando trabalho à zaga cotiana.

Alê fez um golaço aos 37 minutos, ampliando para 4 a 1. Depois, foi só administrar o resultado e garantir a vaga.

O Cotia entrou em campo assim: Veloso; Elisson, Magno Alves, Wagner e William Santos; Douglas Pitbull, Fernando, Alê (Robson) e Marcos Paulista (Felipe Chavão); Rafael Silva e João Carlos (Tone). Técnico: Pinho

A comemoração foi em uma churrascaria de Cotia, com a presença de jogadores, dirigentes, comissão técnica, equipe de apoio e o jornalista Beto Kodiak, único que cobria o clube na época.

Superação

A campanha e o acesso do Cotia FC foi marcada pela garra de seus jogadores, que, mesmo sem estrutura para trabalhar, salários atrasados, entre outros obstáculos, se superaram e chegaram ao objetivo, que era a Série A-3.

O Cotia ainda disputou dois anos a A-3, em 2014 e 2015, mas acabou rebaixado em 2016 no Tribunal de Justiça por problemas diversos, como a falta de estádio e os jogos perdidos por W.O.

Hoje o Cotia está inativo e longe de disputar campeonatos oficiais.

VEJA VÍDEO DOS GOLS DO ACESSO:

Por Beto Kodiak