Outubro começa na terça-feira e é bom lembrar que não teremos horário de verão

O mês de outubro, além de ser florido, com a primavera em alta, é também uma época esperada por muitos brasileiros, com a chegada do horário de verão.

Mas, vale lembrar que em 2019 não haverá este período, já que o Governo Federal, após estudos que apontaram para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidiu que não haverá horário de verão na temporada 2019/2020.

Muita gente gosta do horário de verão por conta do dia mais prolongado, de sair do trabalho e ir para casa ainda com sol, entre outras coisas. Mas tem o outro lado, onde muitos reclamam da sonolência, da difícil adaptação do organismo ao novo horário, etc.

O que se sabe é que entre 2019 e 2020 você não precisa se preocupar em adiantar e depois atrasar seu relógio.

Horário de verão

No horário de verão, parte dos estados do país adiantava o relógio em uma hora, geralmente entre os meses de outubro e fevereiro. O período de vigência do horário de verão é variável, mas, em média, dura 120 dias.

O objetivo era economizar energia elétrica, retardando o início da noite e, assim, diminuindo, por exemplo, o acionamento de lâmpadas.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932.

A adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre aplicação ou não, e também por alterações entre os estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países – atingindo cerca de um quarto da população mundial.

O horário de verão é adotado em países como Canadá, Austrália, Groenlândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguay e Uruguay. Já a Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.