Os benefícios do esporte com o cavalo

Saiba como a equitação terapêutica ajuda no desenvolvimento físico e mental dos praticantes da modalidade equestres

O cavalo existe há mais de 55 milhões de anos e ainda é utilizado no campo e em práticas esportivas. A relação homem-animal existe há muito tempo e reforça laços de afetividade e atenção, resgatando o lado saudável e alegre da vida e contribuindo para o instinto de observação do ser humano.

Os benefícios do esporte com esse animal são diversos. O cavalo se torna um catalisador terapêutico capaz de garantir a quem monta a capacidade motora, movimentos tridimensionais que atuam diretamente sobre o sistema nervoso, responsável pelas noções de equilíbrio. Além disso, na presença dele é possível observar manifestações ligadas à personalidade, à aprendizagem, motivação, memória, inteligência e também a comunicação interpessoal.

A equitação é uma prática esportiva. O movimento proporcionado fortalece a musculatura e coordenação. Melhora também a consciência do próprio corpo e a postura, aumentando o poder de concentração e resgatando a autoconfiança e a estabilidade emocional.

O Instituto Horsoul atua na equitação terapêutica como forma de tratamento para crianças com necessidades especiais. Através da atividade é possível notar mudanças no comportamento dos praticantes que ficam mais comunicativos e afetuosos com os seus familiares.

Além da prática social, o Horsoul oferece aulas às segundas, terças e quartas aos interessados em esportes ligados ao cavalo. São oferecidas aulas de equitação nas modalidades de salto e adestramento, além de passeios pela fazenda.

Os profissionais que ministram as aulas são o Edi Souza, Cláudia Poci – terapeuta especializada na equitação terapêutica – e Julia Leonforte, instrutora de equitação e amazona que atua na doma racional e tem vasta experiência com o esporte hípico, chegando a ser campeã paulista do interior e campeã brasileira por equipe.

Agende suas aulas no Horsoul: http://institutohorsoul.org/

Sobre o Instituto Horsoul: Localizado em Itu, o Horsoul atende famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira, onde um membro que possui alguma necessidade especial é atendido com um tratamento diferenciado através da Equitação Terapêutica Sistêmica, cuja proposta da relação homem-animal tem uma abordagem única e é realizado excepcionalmente pelo próprio Instituto através do cavalo. Além disso, o Instituto Horsoul propõe um atendimento integrado para que as famílias dos pacientes também possam receber atendimentos por terapeutas familiares.

Ajude o Instituto Horsoul: Acessando o site http://institutohorsoul.org/ é possível fazer doações para a ONG através de transferência bancária ou PayPal.