Os 70 anos do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha

Homenagem aos 70 anos de construção / fundação do CARMELO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA E SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Ainda hoje, muitos cotianos, gente nascida em Cotia, ou tantos outros, que migraram pra cá, desconhecem o mosteiro das carmelitas do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha do Menino Jesus.

Pois é, tantos anos se passaram, e hoje 13/02/2017, o mosteiro torna-se, septuagenário.

carmelo 1 (3)Breve Histórico de sua fundação – Em 13 de fevereiro de 1947 foram sete as carmelitas que partiram, do convento de Santa Tereza em São Paulo, para Cotia. Quatro eram conventuais do Carmelo de São Paulo, duas de Mogi das Cruzes e uma postulante. A fundadora, Madre Verônica de Verônica de Nossa Senhora das Dores e da Santa Face, requisitara, do Carmelo de Mogi, Madre Raimunda dos Anjos para ser a primeira Priora do Carmelo Cotiano. Com sua companheira Irmã Regina da Imaculada Conceição prestou valiosos serviços à fundação durante três anos, voltando em seguida a seu convento de origem. Naquela manhã festiva após as comoventes despedidas de seu amado berço religioso, partiram as Irmãs, dirigidas por seu Superior Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, acompanhadas de seus familiares, em automóveis superlotados. No da frente, em que estava a Madre fundadora, ia, chefiando a piedosa caravana e abençoando a fundação incipiente, uma grande imagem de Nosso Pai São José. Sob sua proteção bem como sob a de Santa Ana foi inaugurado o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, nesta cidade, cuja localização privilegiada é bem propícia à vida contemplativa. Situa-se entre ondulações verdejantes, em meio ao silêncio e uma bela e exuberante natureza. Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa carmelo 1 (4)Teresinha – o Carmelo está colocado no cimo de uma colina, como branca sentinela a velar pelo bem espiritual da cidade situada no vale; ao seu redor erguem-se montes atapetados com densas matas cujos ipês se vestem de roxo e amarelo na primavera; nos dias ensolarados divisa-se no horizonte a gigantesca capital paulista, contrastando com as vilazinhas que se percebem dispersas, de longe em longe, pela serra afora…É bem o local que Santa Teresa desejava para seus Carmelos: largos horizontes, beleza natural, silêncio, solidão! O clima ameno, a paz que se goza nessa região solitária, o povo bom e simples desta cidade.  São os próprios moradores da Capital que vêm ao Carmelo pedir orações ou visitar suas parentes enclausuradas, os primeiros a darem testemunho da paz e tranquilidade reinantes nestas paragens, paz inexistente em outros lugares.

(Fonte: Cotianet)

No mosteiro, encontramos a paz e a tranquilidade que buscamos diariamente, seja nas orações das irmãs Carmelitas descalças ou durante as missas.

As missas, ainda têm em sua liturgia, o tom de respeito, sem uma musicalidade que saia dos padrões a OCD. (Ordem dos Carmelitas Descalças).

Não há, como não florir a emoção nos hinos cantados e declarados pelas irmãs Carmelitas.

A Ordem dos Carmelitas Descalças, foi formado em 1593, organizado e elaborado por Santa Tereza d´AVILA  e São João da Cruz.

carmelo 1 (11)-horzA  vivência das Carmelitas, em suas celas, local onde ficam restritas em orações diárias, se resume nas tarefas diárias, dentro do mosteiro – serviços domésticos, desde a limpeza, lavagem de roupas, conversação do mosteiro; ainda assim, o tempo é distribuído pelas orações, que iniciam lá pelas 04h00 da manhã, quando o sol nem clareou… E dali seguem para a Missa diária, celebrada sempre as 06h30 da manhã. Em sua dieta, nas refeições, não entra nenhum carne de animal, apenas vegetais; ainda assim, nas sextas-feiras, segundo a ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇAS, não fazem uso de alimentos que contenha açúcar e leite. É um sinal de obediência. Há ainda, segundo a ordem, os retiros espirituais coletivo / individual. Nos intervalos, que ocorrem duas vezes por dia, é o chamado RECREIO, é o período onde as CARMELITAS, podem conversar com as demais monjas, também há tarefas como bordados e outros tipos de produção artesanal, para angariar valores, para cobrir as despesas existentes. Além de receber fiéis em busca de orações; o Carmelo dentro de suas condições e doações oriundas de outros benfeitores, produz doação de alimentos e roupas para pessoas carentes ali em busca de ajuda.

Enfim, não é apenas uma construção, mas a continuação do amor maior vinda do amor para Jesus Cristo.

Por José Gleilton da Silva