“Ópera na Escola” chega a Cotia neste domingo para duas apresentações

O projeto “Ópera na Escola” vem para Cotia e Caucaia do Alto no próximo domingo para disseminar a música clássica para a comunidade e alunos de escolas públicas.

O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de sete músicos e um maestro, que através da interpretação da obra traduzem as emoções da história de Pedro e o Lobo.

O projeto Ópera na Escola acontece dentro do Programa Escola da Família, em que escolas abrem aos fins de semana para eventos culturais e é, em muitos bairros, a única opção de lazer das comunidades. Pedro e o Lobo é voltado ao público infantil, mas agrada a todos.

O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar às crianças os sons dos vários instrumentos e por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.

Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra.

Cléia Mangueira, em conjunto com Livia Sabag, idealizou o Ópera na Escola e assina a direção geral de Pedro e o Lobo: “Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A música clássica pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e suas comunidades simplesmente não têm acesso à essa arte” – ela diz.

Confira os horários e endereços das apresentações:

11h – E. E. Sidrônia Nunes Pires (Avenida Inocêncio Pires de Oliveira, 405, Caucaia do Alto).

15h – E. E. Deputada Conceição da Costa Neves (Rua Potengi, 92, Rio das Pedras, Cotia).