Olimpíadas: Lutadora de Cotia perde para russa e é eliminada na semifinal

Aline Silva foi a segunda representante de Cotia a disputar uma Olimpíada. Em 1996, em Atlanta, o jogador de futebol do Corinthians, Marcelinho Paulista, nascido em Cotia, foi bronze na competição.

O sonho da inédita medalha olímpica para o wrestling brasileiro ficou pelo meio do caminho.

Depois de perder para a russa Ekaterina Bukina nas quartas de final da categoria até 75kg feminina, Aline Silva precisava que a algoz avançasse à decisão para poder disputar a repescagem que vale o bronze. Bukina chegou a estar vencendo a cazaque Guzel Manyurova na semi, mas acabou sendo encostada nos segundos finais e perdendo a luta. A derrota da russa eliminou a brasileira, que se despediu da Rio 2016.

aline2Assim como Aline, a número 1 do mundo Adeline Gray também caiu nas quartas e não poderá participar da repescagem. Numa das maiores zebras da Olimpíada do Rio, a americana tricampeã mundial perdeu para a bielorrussa Vasilisa Marzaliuk e acabou ficando de fora da briga pelo seu primeiro ouro olímpico. Para aumentar ainda mais a frustração da lutadora dos Estados Unidos, Marzaliuk parou na canadense Erica Wiebe na semi, o que desclassificou Adeline definitivamente da Rio 2016.

A repescagem e a final começarão às 16h e terão Erica Wiebe x Guzel Manyurova na briga pelo ouro. Vasilisa Marzaliuk e Ekaterina Bukina lutarão pelo bronze, e o outro terceiro lugar será conhecido através da repescagem.

Vitória sobre japonesa
Esperança de uma medalha inédita do Brasil na luta olímpica, Aline estreou na Rio 2016 vencendo a japonesa Rio Watari (foto abaixo) pelas oitavas de final. A luta começou estudada e só no segundo minuto a japonesa tentou a primeira entrada, mas acabou neutralizada por Aline. Em seguida, o árbitro deu uma punição de 30 segundos para a brasileira, que acabou perdendo um ponto ao não conseguir golpear a rival.

Com o placar desfavorável, Aline voltou para o segundo round disposta a construir uma nova história. Com um minuto corrido, ela colocou a japonesa no chão, conquistando quatro pontos consecutivos. Watari respondeu com um take-down, diminuindo o placar para 4 a 3. A luta continuou muito disputada até o fim, com a japonesa dominando as ações ofensivas, mas não conseguindo a virada.

No combate das quartas, Aline pontuou primeiro ao levar  a rival ao solo abrindo 1 a 0. Bukina tentou contra-atacar, mas acabou neutralizada por Aline. No entanto, a russa conseguiu um golpe que lhe valeu quatro pontos nos segundos finais. Com 4 a 1 contra, Aline voltou para o segundo round com uma nova postura. Logo no primeiro minuto conseguiu mais um ponto num take-down. A brasileira seguiu pressionando, e a arbitragem deu a punição de 30 segundos para Bukina. Insuficiente para garantir a vitória de Aline, que deixou o local de competição com uma expressão de decepção.

aline1

Por Diego Madruga, Flávio Dilascio e Raphael Andriolo, do Globoesporte