Obras de revitalização do centro de Cotia e Caucaia estão paradas

Chamou a atenção de comerciantes e da reportagem do Jornal Cotia Agora o sumiço dos funcionários da empresa terceirizada que realiza as obras do que a Prefeitura chama de ‘revitalização’ no Centro da cidade e na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto.

Desde a quarta-feira (2) que as obras pararam e os funcionários que vinham realizando os serviços, sumiram. Nossa reportagem flagrou que não havia ninguém da empresa no calçadão e próximo ao cemitério, além da praça em Caucaia.

Fizemos um giro pela cidade e achamos apenas três funcionários na reforma do banheiro da Praça Joaquim Nunes e um onde existia a Praça Calil Nicolau, próximo ao cemitério central. Este, movia a terra contida no local. 

Nós entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cotia para saber o motivo da paralisação das obras, que tem o prazo de entrega vencendo nesta semana, dia 10 de dezembro, conforme mostra a placa na Praça da Matriz, com data de início em 9 de junho de 2020 e prazo final de entrega de 6 meses.

Placa indica o prazo de entrega da obra

Em nota, a Prefeitura justificou da seguinte forma:

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informa que, nos últimos dias, diversos municípios passaram a enfrentar dificuldade para a aquisição de insumos e materiais utilizados em suas obras, em Cotia não está sendo diferente, especialmente por conta da pandemia da Covid-19. Há falta de materiais por conta da queda na produção e, quando encontrados, já estão sendo vendidos a preços elevados. Diante deste cenário, e com o retorno das cidades da região para a fase amarela (Plano SP), a tendência é que haja aumento na falta destes materiais.

Comerciantes apavorados

Quem mais sofre com as obras no Centro são os comerciantes. Vale lembrar que a Sabesp está em obras de implantação de rede de esgoto desde junho e até o momento não concluiu o serviço, com muitos buracos nas ruas. Depois veio a Comgás, com a instalação da rede de gás comercial/residencial e também a ‘revitalização’ da Prefeitura.

Muito transtorno para quem já vem passando dificuldades desde março por conta da pandemia do coronavírus, que são os comerciantes e prestadores de serviços.

Após a volta de Cotia para a Fase Verde do Plano SP, os comerciantes (lembrando que muitos faliram na pandemia), esperavam recuperar dos prejuízos nos próximos meses, principalmente no final de ano, com o consumidor gastando o 13° salário, férias, etc.

Mas, as obras vieram e atrapalharam demais o comércio do centro da cidade, como já mostrou em novembro nossa reportagem. Alguns donos e gerentes de comércios foram ouvidos por nossa reportagem e o medo de prejuízo nesta época é grande, principalmente pelo fato das obras não serem concluídas.

“Não dá para receber os clientes com essa obra inacabada, cheio de pedra, entulho, piso irregular, poeira e esse piso horroroso que colocaram na Rua Senador Feijó. É uma época que ganhamos dinheiro, de muito dinheiro circulando, mas como vamos vender se não temos público, que se afastou da região por causa das obras? Faço um apelo ao prefeito que termine logo a obra, da mesma forma que esperamos as pessoas gastarem seu 13° nas compras de Natal, também temos que pagar os benefícios de nossos funcionários”, desabafou uma comerciante que pediu anonimato.

O Jornal Cotia Agora estará dia a dia acompanhando o desenrolar deste dilema e abre o canal para que comerciantes e munícipes em geral relatem seus problemas com as obras atrasadas.