Obras de rede de esgoto da Sabesp estão paralisadas em Cotia

Nas últimas duas semanas o Jornal Cotia Agora tem recebido diversas reclamações sobre o estado deplorável das ruas da região central de Cotia, devido às obras de instalação da rede de esgotos por parte da Sabesp.

A empresa terceirizada deixou os canteiros de obras e ninguém está trabalhando há pelo menos 15 dias e os buracos nas ruas ficaram sem asfalto, o que vem causando muitos transtornos à população.

Vários motoristas reclamam de prejuízos por terem caído e circulado pelos buracos, que também colaboram com o congestionamento nas ruas centrais da cidade.

Outro agravante é a poeira que invade os comércios e casas, além de prejudicar a saúde de quem passa ou trabalha por ali. Nossa reportagem tem flagrado comerciantes molhando as ruas, para amenizar a poeira. Escutamos relatos de três acidentes com motoqueiros, que caíram devido ao piso irregular, na Rua 10 de Janeiro e na Avenida Professor Joaquim Barreto.

Mas, qual o motivo da paralisação das obras? Ouvimos extra oficialmente algumas versões. Uma é de que a Sabesp não pagou a empresa terceirizada e esta parou os serviços. Outra informação é de que a empresa, devido à pandemia, está com equipes reduzidas para trabalhar.

Nós entramos em contato com a Sabesp nesta semana e a empresa nega as versões acima e dá sua posição na nota abaixo:

A Sabesp informa que a obra em Cotia foi suspensa temporariamente para adequação de solicitações do município e será retomada na próxima semana, conforme acordo com a prefeitura. Todos os serviços prestados pela empresa contratada até o momento foram devidamente remunerados. A obra é uma ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto que beneficiará 9,3 mil moradores.