Obras de duplicação da Raposo Tavares estão em ritmo acelerado

O Jornal da Economia percorreu toda a extensão das obras de prolongamento e duplicação da Rodovia Raposo Tavares para acompanhar o andamento desta importante obra.

O prolongamento tem um investimento de R$ 84,6 milhões e tem previsão de ser concluído em julho, com início no km 58 da Raposo e se estende até o km 60+200, entroncamento com o segmento já construído.

Ao transitar pelo local é possível reparar no estágio avançado das obras. Parte do trajeto da Raposo Tavares foi alterado com as obras de prolongamento do contorno de São Roque, na região do bairro Jardim Villaça. O motorista que segue pela via, com sentido a São Paulo, já passa embaixo do viaduto construído no local, que marca o início do contorno que se estende até o km 60, onde o final do viaduto, que também se encontra em fase avançada de construção, irá se unir ao outro segmento existente.

O prolongamento do contorno de São Roque será contemplado por duas faixas de rolamento, sendo uma por sentido (pista simples), com acostamento. A obra será realizada em pouco mais de um ano, no período previsto de julho de 2016.

Duplicação da Raposo Tavares entre São Roque e Mairinque

foto 12As obras de duplicação da Raposo no trecho entre São Roque e Mairinque, também apresentam um avanço significativo, onde é possível notar que o aspecto da pista começa a se alterar no local e a tão sonhada pista dupla começa a tomar forma.

Segundo a CCR ViaOeste, o trecho em obras será  realizado entre o km 63 e o km 67 e o investimento estimado é  de R$ 75 milhões,  com previsão de conclusão planejada para março de 2017.

Em seu estágio inicial, a obra atualmente encontra-se no km 63+500 e o km 64 e ao passar pelo local é possível ver o maquinário trabalhando na área, que sofre poucas alterações no momento e não causa grandes mudanças ao tráfego, que segue normalmente.

O trecho duplicado terá duas faixas de rolamento em cada sentido da rodovia, além do acostamento, instalação de barreiras rígidas, defensas metálicas, telas antiofuscantes, nova sinalização vertical e horizontal. Como parte da duplicação, a concessionária também reformulará o retorno do km 66+300, que é o principal acesso de Mairinque pela rodovia. A nova geometria reorganiza os movimentos de acessos e retornos na rodovia, eliminando os cruzamentos em nível e, consequentemente, evitando os entrelaçamentos dos veículos.

Texto e fotos: Rafael Barbosa – Jornal da Economia