Nutricionista Fernanda Melle: Saiba quais são os substitutos do sal nos alimentos industrializados

Antes de falarmos sobre os substitutos do sal, vamos entender um pouco sobre esse componente que muitas vezes é visto como vilão. O sal é formado por pequenas moléculas de cloreto de sódio, confere sabor e até hoje é utilizado como conservantes de alimentos.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5 gramas de sal por dia (equivalente a 2,4 gramas de sódio ou cloreto de sódio) e já se sabe que o consumo excessivo aumenta a pressão arterial.

Com objetivo de reduzir o consumo pela população, a indústria utiliza componentes para substituir o sal, como por exemplo: extrato de levedura, glutamato de sódio, gluconato de sódio, citrato de sódio, ascorbato de sódio, bicarbonato de sódio, lactato de sódio, permeado – obtido da proteína do soro do leite , e o mais comum, o cloreto de potássio. Este último, possui sabor metálico e por isso são acrescentados aromas naturais ou idênticos aos naturais aos produtos, eles neutralizam o sabor final tirando a impressão metálica.

O Ministério da Saúde propôs tais substituições de acordo com as categorias dos alimentos e a função do sódio naquele produto, ou seja, nos biscoitos, o sal confere sabor e textura enquanto que em produtos lácteos é responsável pela conservação e por isso os substitutos devem ser distintos também.

A redução no consumo de sal deve ser gradativa pois ele é responsável pelo sabor dos alimentos e a melhor estratégia é reeducar o paladar e sempre observar os rótulos pois até mesmo produtos doces possuem o sódio em sua composição, um exemplo são os adoçantes sintéticos a base de ciclamato de sódio e sacarina de sódio.

Em casa, prefira substituir o sal por temperos naturais e evite o consumo excessivo de alimentos industrializados!

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle