Nutricionista Fernanda Melle: Qual a diferença dos alimentos?

Em algum momento você já deve ter se perguntado qual a diferença entre alimentos diet e light, o que é aquele símbolo amarelo nos rótulos e até mesmo qual a importância dos alimentos orgânicos. Saber que tipo de alimento você está consumindo além de ser importante para saúde, nos ajuda a manter uma alimentação mais saudável.

Alimentos diet, são aqueles que não possuem determinado ingrediente em sua composição, geralmente gordura ou açúcares. Os light, são aqueles que possuem redução de no mínimo 25% no valor energético ou algum outro componente (sódio, açúcar, gordura) em relação ao alimento/produto convencional.

Já os alimentos transgênicos (aqueles que são identificados com o símbolo “T” dentro de um triângulo amarelo nos rótulos), são alimentos onde são adicionados genes de bactérias, vírus ou genes de outros alimentos com objetivo de dar mais resistência a ação de agrotóxicos. Até hoje não se sabe se o consumo traz malefícios a saúde, porém deve ser consumido com cautela.

Por fim, os alimentos orgânicos são aqueles que não utilizam agrotóxicos ou insumos artificiais em sua produção, processamento, armazenamento e transporte, preservando assim a saúde dos homens, animais e do meio ambiente. Também são identificados nos rótulos dos produtos.

Agora que você já conhece as principais diferenças, que tal fazer escolhas mais saudáveis?

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle