Nutricionista Fernanda Melle. Novembro Azul: Dicas de alimentação para prevenir câncer da próstata

Novembro é marcado pelas ações que envolvem a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Este tipo de câncer é o sexto mais comum no mundo e embora seja uma doença grave, muitos homens preferem não falar sobre o assunto e não realizar os exames de rotina por medo ou preconceitos.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e a frente do reto. Exames de sangue, biópsia e o toque retal são exames para identificação de alterações na próstata. Os sintomas mais comuns são dificuldade para urinar e sangue na urina.

Cuidar da alimentação pode diminuir os fatores de risco, portanto confira abaixo algumas
dicas:

° Consuma alimentos ricos em licopeno – Esse nutriente age como antioxidante e inibe a proliferação de células cancerígenas. Pode ser encontrado nos tomates, goiaba vermelha, cenoura, mamão e melancia.
° Consuma alimentos que agem na dosagem de testosterona – soja, linhaça, chás, frutas e verduras.
° Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e gorduras – Aquele churrasco acompanhado da cerveja todos os finais de semana pode trazer prejuízos a saúde, portanto, evite os excessos.

Além disso, pratique atividades físicas, mantenha o peso saudável e faça acompanhamento médico. Ir ao médico não é sinal de fraqueza!

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle