Nutricionista Fernanda Melle: Jejum intermitente

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o jejum intermitente (JI) e vários depoimentos de pessoas que emagreceram muito através dessa dieta. Se não ouviu ainda ou não sabe muito bem sobre o assunto, não tem problema, esse texto é para você também.

Segundo o parecer técnico da Asbran – Associação Brasileira de Nutrição, o JI é um padrão alimentar no qual o indivíduo se submete de forma voluntária a períodos de privação de alimentos intercalados por período de ingestão normal de alimentos e bebidas.

Ganhou popularidade pois os benefícios atribuídos envolvem a perda de peso e alterações na composição corporal. Existem diversos protocolos para serem utilizados e normalmente são realizados com 10 a 24 horas de jejum e durante esses períodos são permitidos o consumo de bebidas não calóricas (água, chás, café sem açúcar).

Mas Nutri, quer dizer que ficar sem se alimentar emagrece? Descobrimos a “cura” para o fim da obesidade? É claro que não! Nem todos estão aptos a essa estratégia como por exemplo os diabéticos. Assim como qualquer dieta, o JI é uma ESTRATÉGIA alimentar que visa o emagrecimento, porém se não for bem orientado por um Nutricionista o reganho de peso pode ser muito alto e vários problemas de saúde podem aparecer.

Além da promessa do emagrecimento, a prática do JI traz benefíciosna saúde cardiovascular e ressalto que se você tem interesse em iniciar o JI deve procurar um Nutricionista para te orientar, ainda não há embasamento científico em muitas informações veiculadas nas mídias.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle