Nutricionista Fernanda Melle: 5 passos para ter uma alimentação mais saudável

Estamos sempre querendo melhorar a alimentação, praticar mais atividades físicas e ter mais  momentos de lazer porém com a correria do dia a dia encontramos muitos obstáculos e aquele projeto acaba ficando de lado. Isso acontece com você?

Considerando isso, hoje temos 5 passos para ter uma alimentação mais saudável:

1º PLANEJAMENTO – Sabe-se que tudo que é planejado tem muito mais chances de dar certo. Planejar
a compra dos alimentos, por exemplo, além de otimizar seu tempo é muito mais econômico, portanto, crie o
hábito de planejar as refeições que serão consumidas na semana e separe um dia para ir às compras. Seu
planejamento pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal.

2º ORGANIZAÇÃO – Independente se você se considera uma pessoa organizada ou não, todos nós temos uma rotina a ser seguida (horário para acordar, chegar ao trabalho, almoçar) e na alimentação não é diferente. Organizar os horários do preparo e das refeições, separar quais alimentos serão levados ao trabalho no dia seguinte, deixar frutas e verduras higienizadas e prontas para consumo são ótimas estratégias que te levará a ter uma alimentação mais saudável.

3º DIMINUIR CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS – Por serem alimentos mais práticos, é
comum o consumo de alimentos ultraprocessados, porém do ponto de vista nutricional, diminuir o consumo é um passo bem importante para alcançar uma alimentação ainda mais saudável.

4º AUMENTAR O CONSUMO DE ALIMENTOS IN NATURA – Em contrapartida ao passo anterior,
aumentar o consumo de alimentos in natura irá trazer maior aporte de vitaminas e minerais e está relacionado ao hábito de cozinhar. Com o planejamento e organização, cozinhar será um momento de prazer e satisfação!

5º SER CRÍTICO AO VER INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO VEICULADAS EM PROPAGANDAS – O objetivo das propagandas são as vendas e nem sempre possuem informações 100% verdadeiras. Tome cuidado com produtos que prometem emagrecimento rápido e que dizem que um alimento por si só é completo. Procure respaldo em profissionais de saúde! Seguindo esses 5 passos com constância, você terá uma alimentação mais saudável!

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle