Novo heliporto de Cotia ainda não saiu do papel

Em fevereiro do ano passado foi anunciado que a região do Km 30 da Raposo Tavares ganharia um heliporto, sendo um dos mais modernos do Brasil.

O empreendimento seria construído em um terreno ao lado do posto de gasolina do Km 29,5, na pista sentido Capital, no Parque Rincão 2.

Passados mais de 20 meses e a obra sequer iniciou. O serviço de terraplenagem foi feito, mas nada do heliporto ser construído.

O Cotia Agora tentou contato com a empresa responsável por operar o espaço, perguntando se a obra ainda será feita e qual a previsão de início, término e demais detalhes, mas ela não respondeu nosso e-mail.

Apuramos junto à Prefeitura de Cotia e fomos informados (não oficialmente) que laudos ambientais e de impacto de vizinhança foram os problemas que fizeram com que o empreendimento não saísse do papel.

O Helicentro Granja Vianna (nome oficial do espaço) é uma parceria entre duas empresas, a Avantto e a JP.

A proximidade com a Capital e dos centros financeiros de São Paulo, como a Avenida Paulista e Luis Carlos Berrini foi o que atraiu os investidores na aquisição da área de pouco mais de 16 mil m², ao lado do posto de gasolina do Km 29,5.

No projeto, o heliporto tem capacidade para 85 aeronaves em uma área de 4.100 m² e oito spots, com sala de reunião para usuários e dormitórios para pilotos e comandantes. Um mini shopping no piso térreo com lanchonete, restaurante, livraria e lojas diversas.

Na parte operacional, um moderno sistema de posicionamento das aeronaves comandado por controle remoto, oficina de manutenção dos helicópteros, com operações diurnas e noturnas, torre de comando com frequência exclusiva e estação meteorológica.

A região já tem o Helipark, em Carapicuíba, funcionando há mais de dez anos.

Helipontos

Cotia tem cinco helipontos homologados pela Anac. Além deles, uma pista de pouso de aeronaves que fica na altura do Km 40 da Raposo Tavares.

Os cinco helipontos são: Blausiegel, H Buster, Industrial Estudantes, Residencial Guancan e Mediterrâneo.

Vale lembrar a diferença entre heliportos e helipontos. Os heliportos são dotados de hangares, serviços, pátios de manobras, entre outros. Já o heliponto é uma área reservada apenas para pousos e decolagens das aeronaves.

Arte: Maquete Digital 3D – Ricardo Alonso Jorge

heli2 heli3 heli4 heli5 heli6 heli7 heli8 heli9 heli10 heli11 heli12 heli13 heli