Novela: Revisão do Plano Diretor, de novo, será discutida em Cotia

Iniciada em outubro de 2014, a revisão da lei do Plano Diretor está chegando às suas etapas finais.

Agora é a vez de apresentar à população, através de audiências públicas, a minuta do texto de revisão com as considerações do Conselho da Cidade de Cotia, formulando através dos dados, informações, sugestões, críticas e propostas apresentadas durante discussões em mais de 25 bairros e em câmaras técnicas. Os encontros começarão dia 28/11 e serão realizados em cinco pontos da cidade: Centro, Km 21, Granja Viana, Caucaia do Alto e Caputera.

A revisão do Plano Diretor reflete as principais necessidades de uma cidade e deve estar de acordo com as expectativas de seus moradores.

Qualquer cidadão pode comparecer aos próximos encontros ou protocolar sugestões, que serão encaminhadas e discutidas pela Prefeitura.

Entenda as etapas do Plano Diretor Municipal já realizadas

Conforme uma cidade se desenvolve, novas necessidades começam a surgir. Para atingir um crescimento ordenado, todos os municípios devem criar o seu Plano Diretor, uma política de desenvolvimento municipal e planejamento territorial que identifica os problemas atuais para que sejam tratados e melhorados nos próximos anos.

Cotia criou o seu Plano Diretor em 2007 e agora passa pelo processo de revisão. Cabe a ele levantar, junto a todos que moram na cidade, novas diretrizes como alternativas às demandas geradas pelo crescimento rápido da região. O objetivo é atender os quatro pilares do desenvolvimento ordenado: social, cultural, econômico e ambiental.

Em 2014 equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Habitação organizaram encontros com a população em mais de 25 bairros procurando coletar informações que pudessem ajudar na readequação do Plano Diretor.

Todo o material coletado foi levado às Câmaras Técnicas. Entidades civis e de classe discutiram com a administração municipal diretrizes para o futuro. Da saúde à educação, do desenvolvimento urbano ao meio ambiente, as conversas mostraram como é importante que o crescimento aconteça de forma unificada, proporcionando a todos o acesso à infraestrutura pública.

A partir destas informações foi criada a Minuta da Lei do Plano Diretor Municipal. Além do texto, mais de 20 mapas ajudaram a construir um raio-x do município que será usado como base para as próximas discussões nas audiências públicas.

audiencias