Nova subestação de energia da região está sendo ampliada

A subestação Esplanada, parte do Complexo Esplanada da Eletropaulo, foi energizada no final de 2014. E, ao longo deste ano, a concessionária está aumentando a capacidade da unidade, que terá, no total, 120 megawatts disponíveis, suficiente para atender mais de 1 milhão de clientes. O complexo ainda compreende um Ramal Aéreo de Estação (RAE), Linha de Distribuição Subterrânea (LDS) e Linha de Distribuição Aérea (LDA), com investimento de R$ 41 milhões.

Construída com a mais moderna tecnologia em equipamentos de potência e de automação e controle disponíveis no mercado, a subestação conta com 3 transformadores de 40 megawatts de potência, 12 circuitos de distribuição de energia com 80 km de extensão e com tecnologia Spacer Cable, sistema menos suscetível a intervenções externas, como o contato com galhos de árvore. Tudo isso será alimentado através de uma nova linha de transmissão em duplo circuito na tensão de 88 mil volts.

O Complexo também contribuirá com a melhoria da qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica para as cidades de Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Cotia. Além disso, outro grande projeto é o Complexo Granja Viana. O conjunto de obras será construído em Cotia com investimento previsto de R$ 60 milhões, com início das obras em 2016, com impacto no fornecimento de 160 mil consumidores.

Foto: Genildo Rocha