Ney Santos foge de cerimônia de posse e vice assume em Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, eleito com 80% dos votos, não compareceu, nesta quarta-feira (1°), à cerimônia de posse na Câmara Municipal de Embu das Artes para assumir o seu cargo. Ney Santos (PRB) seria preso caso fosse ao local. 
 
Estavam presentes na cerimônia os vereadores, cidadãos, delegado de polícia e o vice-prefeito eleito, que assumiu o cargo. Peter Calderon (PMDB) continua como prefeito em exercício. Esta foi a segunda tentativa de dar posse a Ney Santos. Na quarta-feira (25) foi feita uma cerimônia, que não teve quórum e o prefeito eleito não apareceu. 
 
Ney Santos está foragido desde 9 de dezembro de 2016 e é acusado de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A partir desta quarta-feira (1), o prefeito eleito tem um prazo de dez dias para ir à câmara dos vereadores e tomar posse, caso isso não ocorra, os vereadores vão abrir um procedimento para declarar o cargo vago. E o vice-prefeito Peter Calderon termina o mandato. 
 
As regras estão previstas na lei orgânica do município, Ney Santos poderá apresentar justificativa para ausência, caso ela seja considerada válida, o prazo continua aberto. Mas se ele não apresentar as razões ou se elas não forem aceitas o vice – que agora é prefeito em exercício – assume a cadeira definitivamente 
O vereador Hugo Prado (PSB), que vinha exercendo interinamente o cargo de prefeito de Embu das Artes, reassume a presidência da câmara 
 
Do 24 Horas News