Nesta quinta acontece nova vacinação para trabalhadores da saúde de Cotia

Na quinta-feira (11) tem vacinação contra coronavírus para trabalhadores da saúde. A ação será voltada exclusivamente para este público e acontecerá no polo montado em frente à Prefeitura, com sistema drive-thru e pedestre. As doses são limitadas, portanto, haverá distribuição de senhas a partir das 6h. A ação terminará às 14h ou assim que as senhas se esgotarem.

Na ocasião, será aplicada a primeira dose do imunizante, no entanto, os trabalhadores da saúde que não conseguiram tomar o reforço nas ações dos dias 4 e 5/03 devem, necessariamente, comparecer ao polo de vacina desta quinta-feira. Todos terão que apresentar documento que comprove vinculação ativa (Carteira de Trabalho ou comprovante de pagamento com timbre do serviço de saúde ou declaração do empregador para quem não é CLT) e documento de Órgão de Classe Ativo. A veracidade destes documentos é de inteira responsabilidade de quem os apresenta. Para os que forem tomar a segunda dose será obrigatório apresentar o comprovante da primeira tomada em Cotia.

O que é trabalhador de saúde?

É todo aquele que atua em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde (hospitais, maternidades, clínicas, ambulatórios, farmácias, serviços de Home Care, transporte de pacientes, atendimento de urgência, emergência e pré-hospitalar, laboratórios de anatomia patológica, citológica e de análises clínicas, serviços de diagnósticos por imagens, entre outros).

Os serviços de saúde atendem diretamente pessoas com risco aumentado de infecção por coronavírus. Compreendendo tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros de estabelecimentos que prestam assistência à saúde).

Inclui-se ainda profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores profissionais de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Qual trabalhador de saúde será priorizado?

Serão priorizados os trabalhadores de saúde que estão mais expostos ao risco de contaminação pelo coronavírus e que comprovadamente atuam em um serviço/unidade de saúde.

Como comprovar que é trabalhador de saúde?

Nessa estratégia será solicitado obrigatoriamente documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de assistência saúde (Carteira de Trabalho ou comprovante de pagamento com timbre do serviço de assistência saúde ou declaração do empregador para quem não é CLT) e documento de Órgão de Classe Ativo.

A Vigilância Epidemiológica salienta que os documentos e declarações apresentadas são de total responsabilidade do trabalhador e de quem os emitiu e que pessoas que eventualmente apresentarem documentos ou declarações falsas, gerando suspeita de fraude ou “fura-fila”, serão direcionadas ao Ministério Público para os devidos esclarecimentos.