Munícipes de Cotia reclamam de chorume descartado pela Enob nas ruas

Um descaso que acontece há muitos anos, mas que tem tomado proporções maiores nas ruas de Cotia, o descarte de chorume, aquele líquido produzido pelo lixo, com mal cheiro e altamente poluente.

No momento da coleta do lixo nas ruas, é acionado um mecanismo de compactação do lixo no caminhão, para ganhar mais espaço e por conta disso, o líquido cai no meio da rua.

Somente na manhã desta sexta-feira (7), nossa reportagem andou por ruas do Centro, Jardim Nomura e Portão e se deparou com pelo menos 15 pontos sujos no asfalto, com forte odor e moscas em volta.

Comerciantes e moradores vem há tempos reclamando para o Jornal Cotia Agora, principalmente nos dias de calor: “Quando bate sol em cima da sujeira, levanta um fedor insuportável, entra dentro da loja, mesmo a gente usando máscaras, não dá para aguentar“, comentou a lojista Vera.

Já um dono de restaurante vai além: “Cara, já teve caso do cliente chegar na porta do restaurante, sentir o cheiro e ir embora, achando que o cheiro é de dentro, sem saber que é na rua. Já perdi clientela. Nas vezes que acontece deles soltarem o líquido, agora corro com desinfetante, jogo em cima, esfrego com a vassoura e lavo com a mangueira. Ou seja, eu tenho que limpar a sujeira dos outros“, disse.

Outro comerciante dá dicas para a Prefeitura: “Acho que é obrigação da prefeitura cobrar da Enob uma solução. Já vi em outras cidades que os caminhões de lixo tem um reservatório para onde vai esse líquido. É investimento que a empresa vai fazer, mas ela já ganha um dinheiro muito grande de Cotia, pago por nós contribuintes. A Enob faz o que quer aqui e ninguém toma providências“, esbravejou o empresário.

Enviamos um questionamento para a Prefeitura de Cotia sobre o assunto. Veja a nota:
Contatada, a empresa Enob informou que todos os equipamentos já vêm com caixa de coleta de chorume acoplada. Como se trata de um produto muito corrosivo, misturado à terra e outros produtos, o coletor acaba danificado e entupido. Este é um setor do caminhão de coleta que está sempre em manutenção. A empresa também informou que a equipe de manutenção fará um mutirão na frota para analisar todos os compactadores de lixo, após este levantamento, serão programados os reparos necessários o mais rápido possível.