Munícipes alertam para falta de vacinas nas UBS’s de Cotia

O Jornal Cotia Agora recebeu reclamações de munícipes relatando que faltam vacinas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O leitor L.A. comentou que foi na segunda-feira (22) na UBS Atalaia e não tinham as doses. Na sequência, se dirigiu para a UBS Rio Cotia e a informação foi a mesma e as funcionárias disseram que não havia previsão de chegada. Ele só foi conseguir vacinar na UBS do Agreste, em Vargem Grande Paulista.

Outra leitora foi no Atalaia para vacinar seu bebê contra tétano, DTP, tríplice viral, varicela e hepatite A, mas não tinha nenhuma.

Devido às reclamações, o Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que justificou o problema na distribuição:

Em atenção ao assunto, a Secretaria de Saúde de Cotia informa a situação da distribuição de imunobiológicos de procedência do Ministério da Saúde, via Governo do Estado, no mês de outubro/2018:

-A vacina DTP encontra-se em falta (A Vigilância Epidemiológica – VE aguarda recebimento).
-Vacina tetra-viral: substituir pela varicela monovalente (reabastecimento na VE em 23/10/2018).
-Vacinas de varicela, hepatite A e tríplice-viral: reabastecimento na VE em 23/10/2018.
-Meningo C: recebimento quantitativo corresponde a 64% da cota necessária (VE está aguardando regularização).
-Vacina de tétano: não está em falta.

Para a leitora que cita vacinação para um bebê, a VE informa que não é indicado vacina de tétano para bebês.

Vale mencionar que as vacinas não são compradas pelos municípios. As secretarias de saúde municipais dependem do envio das doses por parte do Governo do Estado. Os municípios cumprem o calendário de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde e elaboram campanhas de vacinação de acordo com as doses disponibilizadas pelo Estado.