Mudança em linhas de ônibus desagrada passageiros. Secretário responsabiliza a EMTU

A mudança do ponto final dos ônibus intermunicipais das empresas Miracatiba, Osasco e Benfica do Atalaia para o Terminal Metropolitano causou revolta entre os usuários do transporte público em Cotia.

Muitas pessoas escreveram ao Cotia Agora demonstrando que a mudança não agradou aos passageiros dessas linhas. Desde segunda-feira seis linhas intermunicipais que tinham ponto final no Atalaia foram obrigadas a mudar para o terminal.

Eles reclamam da falta de aviso por parte da prefeitura e que não conseguiam fazer a integração gratuita prometida.

A EMTU enviou nota à imprensa dizendo que a responsável pela mudança é a prefeitura de Cotia, que por sua vez, diz que é a EMTU.

O Cotia Agora recebeu uma nota da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito:

A Secretaria de Transportes e Trânsito informa que há mais de um ano está em discussão a mudança do ponto final dessas linhas intermunicipais da Viação Miracatiba e Viação Osasco, e que a decisão foi tomada pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, levando em consideração que não havia estrutura no antigo local de parada. O trecho é de terra, em frente a casas e igreja, sem condição de descanso ou de necessidades básicas para os motoristas e usuários.

O local agora passará por obra, para implantação de um abrigo de ônibus. Quanto ao atendimento à população, a Secretaria ressalta que está à disposição a integração gratuita aos usuários dessas linhas intermunicipais, que descem no Terminal de Cotia e precisam chegar até o bairro do Atalaia”.

As linhas alteradas são:

-540TRO – Aldeia da Serra / Atalaia – Seletivo.
-239TRO – Itapecerica da Serra (São Marcos) / Atalaia
-024TRO – Amador Bueno) / Atalaia
-247TRO – Aldeia da Serra) / Atalaia
-247VP1 – Jandira / Atalaia
-420TRO – Osasco / Atalaia

Já os maiores interessados e prejudicados nesta mudança, não gostaram nada e reclamaram, como mostramos abaixo:

“Simplesmente um absurdo, tudo isso porque a prefeitura cede aos desmandos da Empresa Danúbio Azul”. (Kika)

Complicado, difícil, inadmissível. Sou usuária da linha 247. Não fui comunicada previamente, sendo que os panfletos só foram colocados no ônibus no final do sia 11/09. Liga na SETTRANS – Não sabem informar nada, sobre a tal “integração com linhas municipais sem custo adicional”. Liga na Viação Osasco – Também não sabem como “Cotia” irá proceder. Diz que tem linhas e manda ligar na Viação Danúbio/Viação Raposo. Liga na Viação Danúbio/Viação Raposo – Não sabem informar, pois a alteração foi de outra empresa e me mandou procurar um fiscal no Terminal de Cotia. Ok, mas pegava o ônibus no meio do caminho, e agora? Terei que arcar outra passagem porque os ônibus não fazem integração? Por que os ônibus da Danúbio são fazem integração com outras empresas? E por que a linha 239 – que passa por várias cidades é mais barata que a linha 351 e 503 – Caucaia que deveriam ser municipais e não são e mesmo assim é mais cara do que a da Viação Miracatiba? Até quando isso, meu Senhor?” (Cristiane Ramos)

Sou usuário das 02 linhas todos os dias. Tanto do Embu, como a de Itapevi. Hoje estou chegando em casa 01 hora mais tarde, graças a esta atitude de nosso Prefeito Carlão Camargo.
Outra, fui informado no terminal pelo fiscal da Danúbio Azul, que a partir de amanhã não haverá nenhuma integração gratuita no terminal. Pois o fiscal informou que a Danúbio não tem nenhum acordo pra fazer está integração gratuita com as linhas municipais.
Ou seja quem for do Atalaia para Itapevi vai gastar 7,20 cada passagem. Ida e volta 14,40. Senhor prefeito com uma crise dessa que assola o país de onde tirar mais dinheiro para ir trabalhar. Como pode uma atitude dessa prejudicar tantas pessoas. Cotia centro, Atalaia, Lavapés pedem socorro.
As empresas já estão demitindo e se pedirmos mais uma passagem será demissão na certo.
Hoje foi um dia de transtornos desde as 04:30 da madrugada. Só tem um jeito de mudar isso, a união do povo. Lamentável, lamentável, lamentável
”. (João Moraes)

Vamos pra rua reivindicar nossos direitos, pois é muito cômodo pra eles simplesmente tirarem os ônibus de linha e quem fica na mão somos nós, no mínimo quem mandou este ofício pra Miracatiba não anda de ônibus ou tampouco suporta ônibus lotado. Eu sou usuária do 239, uso não porque a passagem é mais barata das demais e sim porque trabalho no Embu. Uso por necessidade. Exijo meu direto de cidadã exijo meu ônibus de volta. Meu povo, quem cala consente eu não aceito isso vamos exigir nosso direito.
Vamos exigir o que é de direto nosso, se Prefeitura de Cotia não aceita outra linha de ônibus que não seja a Danúbio então eles que façam itinerário com a linha Atalaia-Itapecerica da viação Danúbio
”. (Nilce Elis)

“Queria registrar uma indignação quanto a mudança tão repentina das linhas da Viação Osasco e Miracatiba do Atalaia para o Terminal Metropolitano. Está certo que o local esta precário, mas fazer praça? Pra que mais uma praça? Se vai gastar dinheiro de imposto que nós cidadãos pagamos, gaste para construção de terminal que é mais digno e beneficia a todos os moradores. Agora tirar as linhas 024, 239, 247, 247 VP1, 420 e 540 do Atalaia sem nem mesmo comunicar a população, deixando as pessoas esperando, até mesmo o motorista da Osasco não sabia da mudança e veio parar no Atalaia. Isso é desumano e falta de respeito com aquele que precisa de um transporte digno. Certeza que o responsável da mudança que partiu da prefeitura não precisa de ônibus, ele tem carro. Agora eu que utilizo as linhas da viação Osasco para ir até o trem de Itapevi preciso utilizar ônibus e totalmente desconfortável fazer integração. Queria que o autor da mudança pegasse linha de ônibus, metro e trem igual a eu, pra ver se é bom. Certeza não usa, por isso faz isso, prejudica os passageiros das linhas mencionadas. Gostaria que as linhas voltem ao trajeto normal, porque desde quando foram criadas, já foram criadas para fazer o trajeto até o Atalaia e se fossem para fazer o final no Terminal COTIA, seriam criadas com a denominação TERMINAL COTIA. Favor trazer as linhas de volta”  (anônimo)

Em nossa página do Facebook, mais reclamações:

buzus

2 comentários em “Mudança em linhas de ônibus desagrada passageiros. Secretário responsabiliza a EMTU

  • 15/09/2015 em 18:02
    Permalink

    E quem pegava os ônibus no meio do caminho?
    como fará a integração?
    o que de favorável tem nisso tudo?
    Construir um abrigo para ônibus e estrutura para os motoristas trabalharem demora tanto tempo assim?
    agora um joga a culpa no outro????
    Televisão e Ministério Publico nisso ai.. vamos ver quem joga a culpa em quem.

  • 26/09/2015 em 23:00
    Permalink

    Sou morador do Bairro Atalaia, onde as principais linhas de ônibus que dão acesso a outras cidades próximas, empresas intervias Miracatiba, que fazia o itinerário Itapecerica-São Marcos x Cotia-Atalaia, e a empresa Viação Anhanguera Osasco, que fazia ligação entre as cidades de Itapevi, Barueri, Jandira, Carapicuíba e Osasco saindo do Bairro Atalaia em Cotia, seus itinerários foram mudados pela prefeitura administrada pelo seu Carlão Camargo, que na sua administração vem prejudicando a mais de 8 anos a população do Bairro Atalaia, pois sede aos mandos e desmandos da empresa do município, que quer ser a única do Bairro, retirando do Bairro as empresas de interligação para outras cidades próximas a Cotia. Meu manifesto é para que haja investigação cível e criminal para todos os envolvidos em prejudicar toda a população do bairro, haja vista que essas linhas já fazia itinerário no Bairro Atalaia ha mais de 30 anos.

Fechado para comentários.