Motoristas sem multas vão receber benefícios a partir de setembro

O Ministério da Infraestrutura confirmou na sexta-feira (12), que o RNPC – Registro Nacional Positivo de Condutores, mais conhecido como cadastro de bons motoristas, começará a valer a partir de setembro.

A medida regulamentada pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito permite que os motoristas, que não tenham cometido infração de trânsito nos últimos 12 meses, recebam benefícios fiscais ou tarifários.

Ainda não foi divulgado ao certo onde serão aplicadas as vantagens, mas podem incluir descontos em tributos e pedágios. Em entrevista ao R7, o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, disse que existe a possibilidade de abonos na renovação de CNH e ainda de acrescentar cashback ao programa.

Essa lista deve ser atualizada mensalmente até o oitavo dia útil de cada mês e pode ser acessada por todos os cidadãos. A consulta de cadastro pode ser feita com a apresentação de nome completo e CPF do condutor.

Como fazer o cadastro do bom condutor?
O benefício não é automático. Para fazer parte da lista de beneficiários o motorista deve fazer o cadastro no aplicativo da CDT – Carteira Digital de Trânsito ou no Portal de Serviços da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito.

O cadastro no registro de bom condutor pode ser excluído em caso de:
– Solicitação por parte do motorista;
– Quando houver registro de infração de trânsito;
– Quando o cadastrado tiver o direito de dirigir suspenso;
– Quando a carteira de motorista estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias;
– Se o cadastrado estiver cumprindo pena privativa de liberdade.

Do CostaNorte