Motoristas de aplicativos de Cotia não poderão mais pegar passageiros na Capital

Começou nesta segunda-feira (29) a aplicação de multas aos motoristas que trabalham com o transporte de aplicativos que descumprirem as novas regras impostas pela Prefeitura de São Paulo.

Estão sujeitos às novas normas todos os aplicativos que operam com tarifas diferenciadas em relação aos táxis na capital paulista, casos da Uber, Cabify, Lady Driver, Easy Taxi e 99.

A norma passa a exigir que os carros sejam licenciados em São Paulo para pegar passageiros na cidade. Veículos com placas de outras cidades, mesmo que vizinhas, como Cotia, só podem, agora, trazer passageiros para a capital, mas não iniciar corridas no município.

São 94 fiscais que irão conferir o cumprimento de diversas regras, que foram anunciadas há seis meses, e já podem multar. A fiscalização já tinha começado no dia 10, mas os motoristas estavam sendo apenas orientados, e não multados. Desde então, eles reclamam de falta de informação sobre as mudanças.

As liminares da Justiça, tanto para a circulação quanto para a não realização do curso, são as garantias que os motoristas e as empresas de aplicativos conseguiram para não receberem multas e para os carros não serem apreendidos. Mesmo com as decisões judiciais em mãos, os motoristas estão inseguros e com medo das mudanças.

As outras exigências da Prefeitura de São Paulo são o carro que faz o percurso com passageiro tenha um adesivo com o nome da empresa e, dentro, precisa da identificação do motorista, com foto. O condutor também precisa fazer um curso exigido pela Prefeitura e os carros devem ter até 8 anos de fabricação.

Do G1