Morreu, aos 98, o frei José Gabriel, do Recanto São Camilo, em Cotia

frei2Na última sexta-feira (13), morreu o Frade Menor Capuchinho mais idoso de São Paulo. Frei José Gabriel (Esanislau de Abreu) sofreu um infarto e estava internado na UTI do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba desde o dia 7 de outubro.

Frei Gabriel nasceu em 30 de julho de 1919, completaria no próximo ano 99 anos. Ele entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1939 e realizou a sua profissão perpétua em 1942. Em 1944, no dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (8 de dezembro), há 73 anos, foi ordenado presbítero da Igreja. O Frei viveu parte de sua vida no Recanto São Camilo, em Cotia .Depois de ser transferido para a Santa Casa de Piracicaba, após a quebra do fêmur, foi para a Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, casa dos Freis Capuchinhos idosos e enfermos, se recuperar em 2014. Aqueles que visitavam a casa onde vivia observavam com frequência o frade lendo a Bíblia.

“Morreu o padre da nossa infância em Santo André. Padre de nome difícil , que nós os Coroinhas não conseguíamos falar : ESTANISLAU. !!!!!! Ele está pregando agora pra S. Francisco e Santa Clara…”, comentou Frei Mauro Strabelli, que foi coroinha de Frei Gabriel.
Ele foi sepultado no sábado.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo)