Morreu aos 72 anos, nosso amigo “Zirdo”

Por Beto Kodiak

Zirdo, Zirdão….não importa. Mas ele vai deixar saudades…

Morreu nesta sexta-feira (31), aos 72 anos, Zildo Ribeiro da Silva, o Zildo, Zirdo, Zirdão.

Ele teve um AVC, foi internado, mas não resistiu. Zildo é de família tradicional de Cotia, da época que se amassava barro nas ruas do centro.

Difícil escrever essas linhas sobre a ida de uma pessoa que eu admirava. Ele sempre gostava de lembrar em nossos bate papos que meu pai (Dito Pinto) foi quem deu uma grande força na época que eram motoristas da antiga empresa de ônibus Mapol, que fazia a linha Cotia-Anhangabaú, isso lá pelos anos 50 e 60.

Aliás, Zirdo lembrava sempre das pegadinhas que nos anos 70 ele era vítima, de jovens de Cotia que iam para estudar na Capital e ele era o motorista do último ônibus da noite e que esperava até o último cotiano chegar para embarcar. Contou de muitas brincadeiras que o Tadeu, Bodão, entre tantos que gostavam de brincar com Zirdo, mas, sempre, respeitando o amigo e profissional.

Gostava de contar que ia à casa dos meus avós Nho-nhô e Quininha, aqui no centro de Cotia comer queijadinhas e bombocados que eles faziam. Aliás, Zirdo sempre foi bem ligado aos meus avós maternos.

Nos últimos tempos eu encontrava o Zirdo nos nossos churrascos de domingo na JR Padaria, em frente à delegacia. Sempre brincando (às vezes meio brabo, irritado), mas eu quebrava o gelo e zoava com ele, mexendo em seu boné, nos óculos escuros….ele me dava bronca, mas daqui a pouco já estava dando risadas.

Separei algumas fotos dele para publicar (estão abaixo). Uma das últimas vezes que estive com ele foi no feriado de 9 de julho. Para variar o centro de Cotia ficou sem energia e eu fui dar uma volta pelas ruas centrais até que o encontrei em frente ao antigo Bar do Quim, onde hoje funciona uma loja de calçados. Fiquei meia hora com ele e um vendedor ambulante conversando sobre muitas coisas da cidade.

Ele queria ir ao Shopping Tiko ver se tinha um gatinho para adotar. Ele me disse: ”Beto, queria arrumar um gatinho….lá em casa tá aparecendo uns camundongos e com um gato vou mandar embora essas pragas…..mas também vai me fazer companhia…já tive um cachorro, mas um gato vai me ajudar a livrar dos ratos e fazer companhia”…………..na hora mandei um recado para uma amiga que sempre tem gato para adoção……ela não tinha no momento, mas ficou de ver um para ele. Liguei no dia seguinte pro Zirdo e contei que ela não tinha e que havia aconselhado a ir ao Rações Tiko. Não sei se ele adotou o gato, pois depois disso o encontrei uma única vez e esqueci-me de perguntar.

Zirdão foi embora e nossos churrascos de todos os domingos na padaria não terão sua presença física, mas, com certeza, sempre nos lembraremos de suas histórias.

Descanse em paz amigo!!

*Velório na antiga Rua do Banespa e enterro 16h.

Na Copa 2014 dando entrevista para TV Colombiana na JR Pães & Doces
Na Copa 2014 dando entrevista para TV Colombiana na JR Pães & Doces
Vai Brasil!!!!! Zirdo na Copa!!!
Vai Brasil!!!!! Zirdo na Copa!!!
Mais um momento de brincadeira
Mais um momento de brincadeira
Médico mandou: Só leite!
Médico mandou: Só leite!
Descansando o braço nas minhas costas (sempre fazia isso)....rs
Descansando o braço nas minhas costas (sempre fazia isso)….rs
Brisando com o Luisão Silva
Brisando com o Luisão Silva
Pagando de gatão com seu óculos escuros
Pagando de gatão com seu óculos escuros
Na Copa, com a camisa de seu eterno Corinthians
Na Copa, com a camisa de seu eterno Corinthians
Pegadinha armada pelo Júnior. Ficou brabo achando que ia ser multado pelo Demutran
Pegadinha armada pelo Júnior. Ficou brabo achando que ia ser multado pelo Demutran

Um comentário em “Morreu aos 72 anos, nosso amigo “Zirdo”

  • 31/07/2015 em 23:03
    Permalink

    Vai Corinthians, quer dizer… Foi Corinthians…. Zirdão fez parte da história de Cotia.
    Triste, mas a morte faz parte da vida !

Fechado para comentários.