Moradores relatam tremores de terra em Mairinque

Três tremores de terra assustaram os moradores de Mairinque nesta semana. “Será que foi um terremoto?”, “Deu um estrondo, balançou a casa”. Era o que usuários relatavam nas redes sociais depois que abalos foram sentidos em vários bairros da cidade do interior de São Paulo. Apesar de não ter causado nenhum prejuízo, os tremores realmente ocorreram e foram registrados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

O morador Jefferson Diego de Oliveira contou ao G1 que saia de casa, no Jardim Vitória, para pegar a filha na escola, entre 17h e 18h na quarta-feira (16), quando sentiu os tremores logo após um forte barulho.

“Foi assustador e fiquei sem reação. Parecia um grande estouro na garagem. Meu carro chegou a vibrar. Parecia um trovão que tremia tudo”, diz.

Já Gabriela Campos lembra que estava com o marido na sala de casa, no mesmo bairro, quando ouviu o barulho. “Que susto! Na hora achamos que foi um trovão, porque tremeu as janelas da casa. Parecia que tinham jogado alguma coisa. Só depois abri o Facebook e vi que muita gente também tinha ouvido e sentido”, conta.

Em um grupo de moradores, vários usuários da rede social relataram o mesmo caso. “Foi um senhor estrondo aqui no Reneville. Moro em um sobrado e a casa tremeu”, disse a usuária Patty Costa na internet.  Aguinaldo Costa, que também mora no bairro, comentou a postagem. “Tremeu tudo. Achei que tinha sido algum muro alto dessas construções, mas fui olhar e não vi nada estranho”, conta.

Os principais relatos apontam também abalos sísmicos nos bairros Três Lagoinhas, Recanto dos Eucaliptos, São José, que são próximos, além do Centro e Vila Granada.

Apesar do susto aos moradores, a prefeitura informou que nem a Defesa Civil e nem os Bombeiros registraram ocorrências na cidade.

Tremor de terra
De acordo com o técnico em sismologia do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, três tremores foram registrados após as 17h30, cujo epicentro deve estar na região de Mairinque. “Foram três eventos seguidos com a mesma característica e com pouco mais de um minuto de diferença entre eles. Pode ser que os moradores só ouviram um barulho, pois as ondas sonoras acabam virando uma só.”

Segundo Barbosa, a ordem foi primeiro um forte barulho, que é seguido pelo tremor de terra. Cada tremor teve magnitude 2,2. “Não existem grandes terremotos no Brasil porque ficamos no centro da placa sul-americana, mas sim pequenos tremores. Eles assustam quando acontecem, pois a população em geral não está acostumada com isso, mas não são capazes de causar grandes transtornos.”

O técnico em sismologia da USP explica ainda que a atividade sísmica natural é causada pela movimentação das placas tectônicas que se movimentam alguns centímetros por ano. “A terra acumula tensões que são liberadas gradativamente em forma de pequenos tremores. A explicação por enquanto é esta. Se continuar deste jeito, essa ocorrência foi só o susto e não teve problemas. Quando se fala sobre terremotos, ninguém pode prever ainda. Vamos torcer para que isso não aumente de números e magnitude.”

Do JE