Moradores do Gramado reclamam que não tem água e esgoto após 35 anos de criação do residencial

Moradores compram galões de água para preparar comida e reclamam que IPTU é alto para falta de necessidades básicas

O condomínio Gramado, na região do Km21, em Cotia, não conta com abastecimento de água desde a sua criação, há 35 anos, informou o Bom Dia São Paulo desta segunda-feira (30). Os moradores, que recorrem a poços, também afirmam não ter coleta de esgoto.

O comerciante Marcelo Torres Ribeiro, que mora há 22 anos no conjunto, contou que nenhum morador recebe água da rede pública. “Aqui tinha um lençol freático relativamente grande, mas agora não tem quase nada porque começamos a usar poços”, diz.

A mulher do comerciante, Susana Maria de Camargo Ribeiro, explica que comprava água de galão para garantir o preparo das refeições. “Eu sempre comprava para cozinhar, mas lavar a louça era um Deus nos acuda. Eu levava para a casa da minha irmã e já tomava banho. Era uma situação muito complicada em um bairro com IPTU alto”.

Ouros moradores enfrentam ainda mais dificuldades, já que precisam misturar um produto químico na água do poço e filtrá-la pelo menos duas vezes para que possa ser consumida.

“Além dos impostos, gasto mais ou menos uns R$ 2.500 por mês para limpar a água e outros R$ 300 de tempos em tempos para trocar os filtros.”, afirma o arqueiro Luis Panizo.

A Sabesp disse que já propôs aos moradores a implantação do serviço ao preço de mil reais por residência.

Do Bom Dia SP