Moradores denunciam queimadas e crime ambiental em condomínio de Cotia

Os crimes ambientais continuam acontecendo todo dia em Cotia, com desmatamentos ilegais (e autorizados), despejo de esgoto clandestino, áreas de mata invadidas por moradores, queimadas, entre tantos outras irregularidades.

Moradores do condomínio Palm Hills, que fica na Avenida da Capuava (antiga Estrada) denunciaram ao Jornal Cotia Agora uma série de queimadas cometidas por outro morador, como relato abaixo:

“Encaminho denúncia de crime ambiental cometido por um morador da Estrada do Capuava, 1700, que acessa sua residência através do Condomínio Palm Hills. Temos tentado denunciar o crime na Secretaria do Meio Ambiente, sem sucesso. Denúncia de crimes ambientais no 0800 878 1100, ninguém atende, há meses estamos tentando. Mandamos e-mail também pra secretaria, sem nenhum retorno, chamamos GCM todas as vezes, mas a burocracia é tanta, pedem que que as partes se confrontem na delegacia.
Acionamos o condomínio e falamos também com o vizinho criminoso, o que passou a configurar o crime como doloso, pois ele já sabe que nos incomoda e insiste em continuar. Mas, infelizmente não resolveu. Ele diz ser agrônomo e insiste em descartar o resto de mata colhidos no quintal de sua casa através de queimada, alegando não existir outra maneira. Ele já está ciente de que, além de ser crime ambiental, pode ser o princípio de incêndio em grandes proporções, pois temos botijões de gás próximos de onde ele realiza as queimadas, e aqui residem crianças. Estamos tendo problemas respiratórios, além da sujeira e poeira que fica por conta da fumaça. Agora ele mudou de local onde diz “incinerar” o resto de mata, achando que ninguém está vendo o que ele continua fazendo, após inúmeros alertas de que isso é um crime. Hoje ele realizou queimada e os vestígios poderão ser encontrados ainda no terreno dele. São cenas constantes e que viraram rotina por aqui e ninguém faz nada. Apesar de ser crime e no site da Prefeitura de Cotia conter informações para seguir com a denúncia, os canais não funcionam. A teoria é linda, mas a prática…..

O Jornal Cotia Agora enviou a reclamação para a Prefeitura de Cotia, que respondeu em nota:

Por meio de uma denúncia, a Guarda Ambiental esteve no local indicado e autuou o responsável ao constatar queima dentro de recipiente, em novembro de 2021. Considerando nova denúncia de queimada, a equipe foi ao local novamente hoje (24/02), porém não foi possível o contato com o responsável, e, no momento da vistoria não havia sinal de fumaça ao redor do imóvel.