Moradores de Cotia podem se informar e vacinar contra hepatite na Campanha Julho Amarelo

O mês de julho é lembrado como o mês de luta contra as hepatites virais e, por meio da Campanha Julho Amarelo, diversas ações são intensificadas para alertar a população sobre a doença e informar sobre prevenção, tratamento e vacina. Durante todo o mês, a Vigilância Epidemiológica de Cotia vai reforçar a vacinação contra a Hepatite B que é oferecida à população de forma gratuita.

A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira. A hepatite é uma inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas, mas, quando estão presentes, estão ligados a cansaço, febre, mal-estar, vômitos, enjoo, dor abdominal, peles e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A hepatite B é o segundo tipo com maior incidência e a maior forma de contágio é por via sexual e contato sanguíneo.

Para ser vacinado, basta comparecer à UBS mais próxima com a caderneta de vacinação (criança é obrigatório) e documento com foto para avaliação da situação vacinal por parte da equipe de enfermagem.

A vacina contra a hepatite B é aplicada no Brasil na criança ao nascer, e reaplicada ao longo da vida: em adolescentes (10 a 19 anos), além de adultos (20 a 59 anos) e idosos (60+), além de gestantes. “A hepatite é uma doença silenciosa, mas nem por isso deixa de inspirar atenção. A vacina está entre as formas de proteção e é importante que a população tenha consciência de que a vacina é a melhor proteção, mas que deve vir associada a outras formas, como o uso do preservativo, por exemplo”, disse Nélio Girardo, coordenador do SAE/CTA.