Moradores de Cotia fingem viver em Pereiras para votar nas Eleições 2016 e podem ser presos

30 pessoas tiveram título cassado e respondem por falsidade ideológica. Grupo mora em Cotia, Itapevi e Osasco e têm 10 dias para defesa, diz Cartório Eleitoral.

Trinta pessoas tiveram o título eleitoral cassado e podem ficar presas depois de fingirem morar em Pereiras, cidade da região de Itapetininga, para votar nas eleições municipais de 2016, informou o Cartório Eleitoral. Elas podem pegar até cinco anos de prisão por falsidade ideológica, afirma o promotor eleitoral Thiago Garcia Totaro.  Os eleitores terão dez dias para comparecer ao cartório e depois mais cinco dias para apresentar uma defesa.

Segundo o Cartório Eleitoral, ao pedirem a transferência do título os envolvidos diziam morar em endereços falsos na cidade, como um mercado e casas de outras pessoas. As pessoas flagradas vivem em Cotia, Itapevi e Osasco, diz ainda o órgão.

Depois de comprovada a fraude pelo cartório, as informações serão encaminhadas ao Ministério Público, que deve pedir investigação policial sobre o caso, explica Totaro. “Se for identificada alguma pessoa que tenha colaborado e influenciado na conduta desses eleitores, ela será considerada participante do crime.”

Pereiras tem 8,1 mil moradores, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São pouco mais de 6,7 mil eleitores, de acordo com o Cartório Eleitoral.

Nunca ouvi falar’
Um minimercado da cidade foi usado como a casa de cinco pessoas que pediram transferência do título eleitoral este ano. A dona, Claudete Domingues, tem o comércio no local há 20 anos e ficou indignada. “Faz vinte anos que eu moro aqui, não estou sabendo de nada. Nunca ouvi falar nessas pessoas”, reclama.

'Não estou sabendo de nada', afirma dona do comércio
‘Não estou sabendo de nada’, afirma dona do comércio

De acordo com o cartório eleitoral, das 38 denúncias apresentadas 30 foram confirmadas. Além do mercado de Claudete Domingues, o estabelecimento comercial de Ana Carolina Modesto Terni também foi usado como endereço. “Na verdade nunca morou ninguém, sempre, desde que foi aberto, é um ponto comercial”, afirma Ana Carolina.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Conchas – responsável por Pereiras –, Eduardo Mantegazza Camargo, 125 títulos foram transferidos este ano para a cidade. O número é compatível com os de anos anteriores. Em 2014, por exemplo, foram 107 transferências.

Cartório de Conchas
Cartório de Conchas

Para investigar a denúncia, foram feitas visitas em todos os endereços. Em 22 deles, ninguém conhecia as pessoas que estavam cadastradas. “Inclusive pelos cadastros do Sistema Único de Saúde que ainda pertencem para os municípios de origem. Também dados da Secretaria de Saúde apontam que não residem aqui. São muito fortes os argumentos que realmente comprovaram a fraude”, conclui Camargo.

A possível fraude poderia fazer mudar as eleições do ano que vem. “Trinta eleitores realmente podem fazer uma diferença para determinado candidato, principalmente para eleição proporcional na Câmara de vereadores”, finaliza.

Os nomes dos infratores não foram divulgados.

Da TV Tem