Moradora de São Roque relata drama após terremoto no Nepal

Camile Guarino Porto, 28 anos, é moradora de São Roque e uma das brasileiras que está no Nepal, país entre a Índia e a China que sofreu um terremoto de 7,8 graus de magnitude no último sábado (25).

Mais de cinco mil mortos, aproximadamente 11 mil feridos e 8 milhões de pessoas atingidas.

O cenário é de destruição e Camile vem registrando esses momentos com imagens e ajudando os atingidos. Ela é professora de inglês e está há cinco meses no Nepal através da ONG Compasion Home (projeto “Voice of Fetus”) onde é voluntária. Camile está com irmã e a mãe, que mora há seis anos lá e é a responsável pela instituição. A ONG cuida de crianças e abriga e incentiva grávidas a não realizarem abortos.

Na hora do terremoto Camile estava na casa de sua mãe. Após o tremor e suas consequências, a busca é pela sobrevivência, sem água e comida. Além da instituição que ajuda a mãe, Camile também ampara outras crianças e pede doações do Brasil para o auxílio aos necessitados.

Aqui vamos relatar uma espécie de diário de Camile após o terremoto que atingiu o Nepal, com a data e informações e sentimentos dela:

25/04: Pior sensação da minha vida, medo, pânico, nunca tinha sentido um terremoto antes, chorei muito, achei que tudo fosse cair sobre mim, um atrás do outro, o chão tremeu, a casa, tudo. Que desespero.

25/04: Desesperada, Camile posta um vídeo e desabafa. (VEJA O VÍDEO AQUI)

25/04: Fomos avisados que poderá haver outros terremotos e outro mais forte às 20h, por favor, orem por nós!
Fomos liberados agora a entrar em casa, carregar celulares, pegar passaporte e preparar uma mochila de emergência porque não se sabe qual será a intensidade.

25/04 (Duas horas depois o relato de Camile): E mais um agora, misericórdia Senhor!!

26/04: Estamos sem celular, sem internet e dormindo fora de casa em um campo aberto, os tremores durarão ate amanhã.

26/04 (Algumas horas depois): Orem muito, mais um forte terremoto agora!

26/04 (Uma hora e meia depois): Mais terremoto de 6,7 na escala tivemos agora!

26/04 (Três horas após o último contato): Aviões do exército francês, indiano, chinês, ambulâncias, polícia…choro…dor….desespero de quem perdeu suas casas…entes queridos….e o pior é saber que ainda não acabou….previsão de mais terremotos até amanhã. Eu, minha mãe, irmã e as pessoas da ONG estamos em um acampamento orando para que esse pesadelo acabe logo. Só estou tendo internet porque alguns instantes voltou a funcionar a telefonia. Continuem clamando amigos, estamos no epicentro.

26/04 (Meia hora após último post): Para quem me conhece, conhece o coração que tenho, acham mesmo que eu iria abandonar o país que me acolheu tão carinhosamente durante esses cinco meses, na hora que mais precisam de ajuda? sqn

27/04:Olá. Apesar das chuvas e os tremores que continuaram durante a noite toda, o Senhor nos guardou e somos gratos por isso. Ao contrario do que foi avisado antes, os tremores persistirão durante um mês. Corremos hoje para ir atrás de comida, porque durante algum tempo não haverá comida. Eu confesso que apesar do medo que ainda sinto, estou com energia para ajudar os nossos e caso necessite os demais. Só para alguns entenderem, minha mãe mora aqui há seis anos e tem uma ONG com crianças órfãs e casa anti aborto, somos agora um total de 17 pessoas, então sinto que o Senhor tem nos dado força e sabedoria para manejar essa situação de pânico. Continuem orando por nós. Eu já estava com a passagem comprada para o dia 31 de maio, então não vejo lógica e muito menos abandonaria minha mãe, minha irmã e os demais que agora necessitam tanto aqui e voltaria pro Brasil.

Graças a Deus hoje está quente. Nossos colchões molharam com a chuva, pois tivemos que dormir no acampamento coberto, mas a água entrou por baixo e molhou, mas vamos lá, estamos vivos para honra e glória do Pai.

27/04: (Camile deu entrevista para a Rádio Band News)

Neste intervalo de tempo, vários amigos de Camile compartilham o drama dela no Nepal. O Jornal da Economia, de São Roque, publica matéria e relatos de Camile.

29/04: No aeroporto o único país que não tem assistência de nada é o BRASIL. Brasileiros viajando pra Tailândia pra buscar refúgio porque tem crianças pequenas, acabaram de nos relatar o descaso.

29/04: No meio de tanta tragédia, Camile encontra tempo para postar uma homenagem ao filho Gabriel, de seis anos, pelo seu aniversário. Gabriel está em São Roque, longe da mãe, que manda uma mensagem de carinho para o filho, com a esperança de que em breve estarão juntos.

29/04: (Camile posta uma foto com um dos bebês cuidados pela ONG): “Essa É uma de nossos bebês. A mãe dela e ela fazem parte do nosso projeto e é por eles que lutamos”.

29/04 (Já madrugada do dia 30 aqui no Brasil): “Novos tremores agora, orem por nós. A todo instante há novos tremores e eles não cessam”.

30/04: Camile registra imagens da região onde está.

30/04:Nossa casa após o terremoto de 7.8. Vimos hoje como a mão de Deus realmente nos protegeu! Obrigada Senhor!

30/04 (Por volta das 11 da manhã no horário de Brasília): “Fomos avisados que haverá tremores mais acentuados daqui há duas horas mais ou menos”.

01/05 Camile continua auxiliando as pessoas no Nepal e posta um vídeo onde mostra o trabalho de voluntários no local.

01/05 Tivemos um novo tremor as 2h57 da manha, como nos foi avisado!

01/05 Hoje pela manhã fomos avisados que em uma vila, uma pedra rolou em cima da igreja de um pastor muito amigo da minha mãe, e deixou todos muito feridos, minha mãe por ter moto vai tentar chegar a eles e ajudar, e ficarei dando o suporte aqui na base…e peço que continuem fazendo suas doações….tem muita gente pra socorrer.

01/05 ALERTA VÍRUS, COMPARTILHEM!!!!!. Infelizmente tem pessoas de má fé usando meu vídeo para passar vírus….qualquer dúvida me pergunte antes de abrir.

O drama do povo nepalês continua. Muitos países estão enviando profissionais especializados em catástrofe para auxiliar as vítimas. Camile continuará lá, com sua mãe e demonstrando seu amor pelo próximo. Quem quiser contribuir para o auxílio ao trabalho e ajuda aos necessitados há duas contas bancárias onde podem ser feitos os depósitos. Qualquer quantia é bem vinda.

Banco do Brasil: Agência: 3583-1 / Conta Corrente: 22266-6
Banco Bradesco: Agência: 160 / Conta Corrente: 87514-7
Beneficiada de ambas as contas: Violeta M. A. Guarino (mãe de Camile)

Objetos no chão após o tremor
Objetos no chão após o tremor

28

Nepaleses auxiliados pela ONG da mãe de Camile
Nepaleses auxiliados pela ONG da mãe de Camile
Camile e o filho, em foto feita no Brasil e que ela postou no dia do aniversário do garoto
Camile e o filho, em foto feita no Brasil e que ela postou no dia do aniversário do garoto

29a 29b nep nep2

Mãe de Camile mostra a destruição
Mãe de Camile mostra a destruição

nep4

Acampamento de desabrigados
Acampamento de desabrigados

25.4a 27.04. acampamento 17 pessoas 29c30

Nepalesa que está ajudando a ONG e um saco de alimentos doados
Nepalesa que está ajudando a ONG e um saco de alimentos doados
Dona Violeta indo de moto dar seu amparo para mais pessoas
Dona Violeta indo de moto dar seu amparo para mais pessoas