Minicroc (gratinado de mandioquinha e carne de charque)

Ingredientes

Creme Parmentier
600 gramas de mandioquinha
100 gramas de queijo curado ralado
1 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
3/4 xícara de chá de creme de leite fresco
1 pitada de noz-moscada

Minicroc
200 gramas de carne de charque
2 bananas-da-terra
360 gramas de mandioquinha
1 colher de café de manteiga de garrafa
creme parmentier (receita acima)
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de sal

Modo de preparo

Creme Parmentier
Cozinhe a mandioquinha em uma panela com água. Quando a água começar a ferver, deixe-as por dez minutos e retire-as da panela. Passe a mandioquinha em uma peneira. Misture em uma panela junto com o queijo curado ralado, o creme de leite fresco, a manteiga e a noz-moscada. Misture bem todos os ingredientes com a ajuda de um batedor de claras, até obter uma textura cremosa e homogênea. Reserve.

Minicroc
Escalde a carne de charque pelo menos três vezes para dessalgar. Cozinhe com água suficiente para cobri-la por 30 minutos até ficar bem macia. Em seguida, desfie e frite na manteiga. Reserve.

Asse as bananas-da-terra com casca em forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Rale as bananas e mandioquinha descascada e cruas no ralo grosso. Adicione o sal e a pimenta-do-reino. Misture e reserve.

Aqueça uma panela com antiaderente com um fio de manteiga de garrafa. Coloque a mistura das bananas e mandioquinha em formas redondas – isso forma a minicroc. Pressione com uma colher. Retire a forma delicadamente. Abaixe o fogo, vire a minicroc com a ajuda de uma espátula e deixe grelhar até ficar bem dourada dos dois lados. Reserve.
Para servir, adicione duas colheres de sopa do creme Parmentier por cima da minicroc e finalize com carne seca desfiada em cima do creme.

Receita dos chefs Joca Mesquita e Deise Novakoski – Academia da Cachaça