Metroviários decidem não entrar em greve nesta sexta-feira

Os metroviários de São Paulo decidiram suspender a paralisação de 24 horas que estava anunciada para esta sexta-feira (5). Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (4), na sede do sindicato, a categoria cancelou a greve de um dia após a Justiça do Trabalho prorrogar por 90 dias a implantação de uma hora de refeição aos funcionários do Metrô paulistano.

Com a decisão, os trens circulam normalmente em todas as linhas nesta sexta-feira. Segundo o sindicato, que luta pela manutenção dos 30 minutos de refeição remunerados, o intervalo de uma hora foi imposto de “forma autoritária” e “aumentou a jornada de trabalho”.

Coordenador-geral da entidade, Alex Fernandes explica que com a prorrogação da implantação da nova escola pela Justiça, os metroviários esperam que o Ministério do Trabalho publique as portarias para regulamentar os 30 minutos remunerados.

— Nós estávamos em negociação para que o Ministério do Trabalho publicasse as portarias, mas não houve tempo hábil. Com essa sentença de hoje prorrogando o prazo de implantação de um hora de refeição, a categoria, em assembleia, decidiu pela suspensão da greve, acreditando que as portarias sejam publicadas.

Quando a greve foi decretada pelo sindicato, na última terça-feira (2), o Metrô informou que as alterações na jornada de trabalho dos empregados ocorreu na segunda-feira (1º), por determinação da Justiça do Trabalho e que o acordo coletivo com os funcionários para manter o intervalo remunerado intrajornada de meia hora aguardava a portaria do Ministério do Trabalho.

— A Portaria é o instrumento necessário para dar efeito ao acordo coletivo e permitir que o Metrô mantenha a política atual de escalas de trabalho e de redução do intervalo de alimentação, considerada mais benéfica, tanto pela empresa quanto pela entidade sindical que representa a categoria.

Do R7