Metrô inaugura nesta sexta-feira mais três estações da Linha 5-Lilás

Mais três novas estações da Linha 5-Lilás do Metrô, que fará a ligação do ramal que vem do Capão Redondo, no extremo sul à região central de São Paulo, são inauguradas nesta sexta-feira (28). São elas: Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

As estações Santa Cruz e Chácara Klabin farão integração, respectivamente, com as estações de mesmo nome das linhas 1-Azul e 2-Verde. Com a inauguração das novas estações, o ramal da Linha 5-Lilás será ampliado em mais 2,8 km (a partir da estação AACD-Servidor, inaugurada no fim de agosto), totalizando 20 quilômetros de extensão, desde a estação Capão Redondo.

Para que a Linha 5-Lilás fique completa, faltará a estação Campo Belo, no meio do ramal, prevista para ser entregue em dezembro deste ano.

Segundo o Metrô, a partir das interligações com as linhas 1-Azul e 2-Verde, a linha 5-Lilás deverá transportar 855 mil passageiros por dia.

Inicialmente, as três novas estações vão funcionar em “operação reduzida” todos os dias, das 10h às 15h, com cobrança de tarifa de R$ 4.

O horário de atendimento dessas estações será ampliado gradativamente até chegar à operação plena, de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h, e aos sábados das 4h40 à 1h, como nas demais estações da rede.

O investimento total do Governo do Estado na ampliação da linha 5-Lilás, que compreende a construção de 11 km e 11 estações no trecho entre Adolfo Pinheiro (entregue em fevereiro de 2014) e Chácara Klabin, é de R$ 10 bilhões.

Estações

A estação Hospital São Paulo – Localizada na Rua Pedro de Toledo, na Vila Clementino, com dois acessos, tem plataformas laterais, quatro elevadores e 17 escadas rolantes. A demanda prevista para essa estação é de 19.630 passageiros por dia.

A estação Santa Cruz da linha 5-Lilás, com demanda estimada em 138.430 usuários por dia, está situada na Avenida Domingos de Morais, na esquina com a Rua Pedro de Toledo. Conectada com a estação Santa Cruz da linha 1-Azul, tem plataformas laterais, seis elevadores e 43 escadas rolantes.

Interligada à estação Chácara Klabin da linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), a nova conexão da linha 5-Lilás fica na Rua Vergueiro, 3.800. Tem plataformas laterais, três elevadores e 18 escadas rolantes. A demanda prevista é de 85.310 passageiros diários.

As obras da linha, entretanto, não estão encerradas. Pelo meio do caminho ficou a estação Campo Belo, que continua em construção, e deverá ficar para dezembro, segundo os cronogramas mais recentes da Companhia do Metropolitano.

Parte dos problemas da Linha 5-Lilás decorre de atrasos na execução dos projetos de engenharia. Mas parte resulta de uma paralisação de cinco meses, ocorrida entre 2010 e 2011, por causa das suspeitas de ação de cartel nas obras civis da linha.

O Metrô tomou por base um relatório feito pela Corregedoria-Geral da Administração, que dizia não haver provas da participação de agentes públicos no esquema, para retomar a obra.

Entretanto, em fevereiro deste ano, o então presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, foi condenado por improbidade administrativa por ter mantido os contratos – Avelleda, hoje chefe de gabinete do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sempre sustentou que não havia assinado os contratos e disse que paralisar as obras traria prejuízos à cidade.

Do Estadão