Metrô e CPTM vão fechar todas as bilheterias até o final do ano

O governo de São Paulo fechará todas as bilheterias do Metrô e da CPTM até o fim deste ano. A partir do ano que vem, a compra dos bilhetes será feita por meio de aplicativo de celular ou nas máquinas de autoatendimento.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, os funcionários das bilheterias vão ser realocados em outras funções. A medida será tomada para redução de custos. Ainda de acordo com a pasta, a expectativa é a de que o fechamento gere uma economia de R$ 100 milhões por ano.

O horário de funcionamento do serviço será reduzido já na próxima sexta-feira (8) nas estações Belém, da Linha 3 – Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9 – Esmeralda, que passarão a operar somente nos horários de pico: entre 6h e 10h e entre as 16h e 20h.

No dia 15, ou seja, uma semana depois, as bilheterias dessas estações serão totalmente desativadas. O calendário com a desativação dos guichês em outras estações ainda não foi divulgado pelo governo paulista.

Bilhete digital
No final de 2020, a Secretaria lançou o bilhete unitário digital para ser utilizado nas estações do Metrô e CPTM.

Batizado de TOP, o bilhete funciona por meio de “QR Code” em aplicativo de celular ou pode ser impresso em máquinas de autoatendimento. O valor da passagem é o mesmo do Bilhete Único: R$ 4,40.

O usuário pode comprar diariamente pelo aplicativo até dez bilhetes que não têm prazo para expirar. Os bilhetes unitários em papel ainda não têm data para sair de circulação.

Do G1