Metade dos aviões e helicópteros no Brasil tem mais de 20 anos de uso

Metade dos aviões helicópteros em operação no Brasil possui mais de 20 anos de idade. Segundo o Anuário Brasileiro de Aviação Civil, organizado pelo Instituto Brasileiro de Aviação, são 8.928 aeronaves com mais de duas décadas de vida. O Anuário analisou as 18.309 aeronaves com dados disponíveis. No total, o país tem 21.895 aviões e helicópteros.

A maioria dos aviões e helicópteros mais antigos, no entanto, é de aeronaves de pequeno porte da chamada aviação geral, que pertencem a empresas de táxi aéreo ou proprietários particulares. Nessa categoria, a idade média dos aviões e helicópteros é de 27 anos, com 61,56% acima dos 20 anos e 48,85% com mais de 30 anos.

A frota da aviação comercial utilizada pelas companhias aéreas é bem mais nova e tem idade média de 12 anos. Entre os aviões analisados, 65,22% tem menos de 10 anos de idade, enquanto 13,95% tem entre 11 e 20 anos. Os aviões acima de 20 anos representam 20,83% da frota comercial do Brasil.

Idade não afeta segurança, diz associação

O comandante Miguel Ângelo, diretor de segurança operacional da Aopa Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) afirma que a idade do avião não tem nenhuma influência na segurança do voo. “No meio aéreo, as revisões são bem mais rígidas e bem diferentes dos carros. O que a idade do avião faz é deixar a manutenção mais cara”, afirma.

Segundo o comandante, as companhias aéreas optam por uma frota mais nova exatamente por uma questão econômica. Além de reduzir os custos de manutenção, os aviões mais novos utilizam tecnologias mais modernas que também diminuem o consumo de combustível.

Do Uol