Mesmo multada pela Prefeitura, Enob deixa bairros de Cotia sem coleta de lixo

Muitos bairros de Cotia estão há meses com problemas na coleta de lixo, que é de responsabilidade da Cotia Ambiental (Enob). O Jornal Cotia Agora vem desde 2017 mostrando o descaso da empresa com a cidade e recentemente até uma greve feita pelos coletores que estavam sem receber o ticket alimentação, deixou a situação mais complicada na cidade.

Publicamos recentemente que após a greve, a Prefeitura de Cotia multou a empresa em 10 mil reais e fez advertências para que a Enob cumpra a sua parte no contrato estabelecido entre as partes. Nesta semana, nova notificação e multa.

Mas, a situação vai de mal a pior. Diversos bairros ficam muitos dias sem coleta, acumulando lixo e atraindo ratos, baratas e animais de rua.

Uma moradora entrou em contato com nossa redação nesta semana indignada e conta que reclamou na Prefeitura e na Enob e ela garante que tomará providências. Confira o relato:

Dia 02/05/2019 foi publicado no site Jornal Cotia Agora uma matéria onde dizia que havia reclamação de várias pessoas sobre a falha na coleta de lixo da empresa contratada, a Enob. Em janeiro e no início de maio foi greve. Agora a Enob diz que tem caminhões na revisão. Aqui na minha casa só passaram na semana passada e não avisaram nada sobre a demora da coleta dessa semana.
Antes eles coletavam 3 vezes por semana. Nessa semana não fizeram coleta nenhuma. E tudo o que eles dizem é que tem caminhões na revisão? E quando eles pretendem fazer a coleta de lixo?
O atendimento deles diz que vão dar um retorno, mas não ligam e não fazem a coleta do lixo acumulado.

Já fomos na Prefeitura fazer a denúncia. De qualquer maneira, isso é um absurdo. Estão recebendo dinheiro da Prefeitura de Cotia regularmente e não estão fazendo o trabalho deles. E o lixo vai acumulando. Junto com o lixo vem bichos, a situação começa a ficar insuportável, e tudo o que eles dizem é que tem caminhões na revisão? Eles deveriam redistribuir a coleta e nunca colocar na revisão uma quantidade de caminhões que impossibilita a coleta do lixo. Ou comprar mais caminhões, contratar mais funcionários, deveriam fazer de tudo para nunca deixar de coletar por uma semana o lixo, sem nenhum aviso ou respeito, ou mesmo um retorno aos que ligam, escrevem, etc…