Mês de julho é o mais quente em Cotia e região desde os anos 80

O forte calor que atinge várias partes do país fez com que o mês de julho tenha o clima mais quente em 38 anos no estado de São Paulo. Na Região Metropolitana, cidades como Cotia, Osasco, entre outras, tiveram registros quentes semelhantes somente em 1984.

Segundo o Instituto de Meteorologia, as médias chegaram a 26°C em 2022, três graus acima do histórico do mês. Cotia vem registrando forte calor bem antes do início do inverno, em 21 de junho, com temperaturas alcançando os 28°C, tendo pico de 30°C em alguns dias no início de julho.

Não chove na cidade há cerca de 45 dias e, segundo apurou o Jornal Cotia Agora junto ao Climatempo, pode chover rápido na sexta-feira, mas depois teremos cerca de um mês com tempo seco e calor.

Os recordes de calor são motivados por uma massa de ar seco que está presente na região central do país, e tem atingido uma área cada vez maior ao longo das semanas. Essa massa afastou frentes frias vindas do Sul e dos litorais carioca e nordestino e manteve o clima quente – em algumas cidades do Centro-Oeste, não chove há mais de dois meses.

Do Jornal Cotia Agora com informações do H1 e Climatempo