Melhorias na Bunjiro Nakao aguardam licitações

Quem trafega pela Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) quase não encontra pistas adicionais e acostamentos.

Por outro lado, consegue ver a vegetação ao redor das pistas cobrindo algumas das placas de sinalização de trânsito. Os problemas, segundo os usuários, são diversos. E as promessas de recuperação e de melhorias do DER também são muitas. Obras, de fato, só no papel. O órgão informa que, atualmente, tem quatro obras previstas para a SP-250, em que 226,85 quilômetros de extensão da rodovia receberão serviços para melhorias e modernização, que serão financiados pelo BID.

O projeto de duplicação do trecho entre Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna, anunciado pelo DER em setembro do ano passado, durante audiência pública em Vargem Grande Paulista, ainda não foi aprovado. Na época, os representantes disseram que a liberação da obra dependia de alguns fatores: as Licenças Ambientais (prévia e de instalação) deverão ser liberadas até agosto deste ano; conclusão das desapropriações de cerca de 160 imóveis, com previsão até o fim de maio; e aprovação do financiamento de recursos do BID, até agosto.

Após esses processos serem concluídos, haverá a licitação da obra, também datada para agosto. Segundo o DER, a duplicação do km 45,2 ao km 74 tem prazo de execução de 15 meses e está orçado em R$ 102,3 milhões.

Piedade-Ibiúna

De acordo com o DER, há um projeto, com previsão de publicação do edital também para agosto, que contempla recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos e implantação de faixas adicionais, do km 74 ao km 101,1, com prazo de execução de 10 meses. O valor orçado é de R$ 41 milhões.

Por Rafaela Gonçalves – Jornal Cruzeiro do Sul