Médicos peritos do INSS devem fazer nova paralisação na próxima semana

Mais de 24 mil segurados do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país que esperam atendimento de perícia médica para a concessão de benefícios previdenciários — como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez — e tinham exames agendados para esta segunda-feira ficaram sem atendimento.

Médicos peritos fizeram uma paralisação de 24 horas, no chamado Dia Nacional de Advertência, que pode culminar numa greve por tempo indeterminado.

De acordo com o INSS, os segurados que não foram atendidos pela perícia médica nesta segunda-feira terão os atendimentos remarcados. Segundo o instituto, outros atendimentos funcionaram normalmente nas agências.

Porém, segundo informações apuradas pelo Jornal Cotia Agora, os peritos tem planos de uma nova paralisação de dois dias, que poderá ocorrer na próxima semana, com oportuna comunicação ao Ministro do Trabalho e Previdência.

A associação da categoria espera que, diante da união dos peritos médicos federais e do resultado efetivo da mobilização da carreira, o governo realize, em caráter de urgência, a audiência presencial com a entidade para garantir a solução imediata dos problemas da categoria.

Reivindicações
A ANMP – Associação Nacional de Médicos Peritos reivindica recomposição salarial de 19,99% — assim como outras categorias de servidores federais —, realização de concurso público, fim da teleperícia e edição de decreto regulamentar da carreira, previsto em lei, entre outros pontos. Uma das reivindicações já foi atendida: o número de atendimentos médicos diários caiu de 15 para 12 por médico perito.

Do Jornal Cotia Agora com Extra