Médicos alertam para chás de emagrecimento após mulher morrer com hepatite fulminante

A morte de uma mulher de 42 anos na madrugada de quinta-feira em São Paulo diagnosticada com hepatite fulminante fez a comunidade médica ligar o alerta.

A doença teria sido causada pelo consumo de um chá de emagrecimento vendido em cápsulas que continha em sua composição ervas como chá verde, carqueja e mata verde, todas consideradas hepatóxicas, o que significa que fazem mal para o fígado.

Segundo a prima da vítima, Edmara Silva de Abreu, de 42 anos, que trabalhava como enfermeira, começou a se sentir mal há cerca de duas semanas e resolveu consultar um médico, que no primeiro momento acreditou ser algum problema na vesícula, mas o resultado dos exames mostrou que seu fígado já estava completamente comprometido.

Uma equipe de médicos descartou por exames as possibilidades da lesão ter sido causada por leptospirose ou dengue, e então pediram que a família fizesse uma varredura na casa da enfermeira e trouxesse todos os medicamentos que encontrassem lá.

No meio desses medicamentos, encontraram um frasco rotulado “chá de 50 ervas para emagrecer”, que ela havia comprado pela Internet, composto por uma série de substâncias bastante tóxicas para o organismo.

Edmara chegou a ser transferida para um hospital referência no tratamento de hepatite e fez um transplante de fígado no último sábado, mas o órgão foi rejeitado e ela teve morte cerebral.

Chá emagrecedor
De acordo com os médicos que atenderam o caso, das 50 ervas contidas no frasco, 10 eram hepatóxicas. Além de não ser possível averiguar se a dosagem era segura, segundo os médicos, também não há como saber exatamente o que continha as cápsulas.

A médica assistente Liliana Ducatti, do departamento de gastroenterologia na Divisão de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo no HCFMUSP, que acompanhou o caso, fez uma postagem nas redes sociais alertado sobre os riscos dos remédios para emagrecimento, Veja:

Hepatite Fulminante
A hepatite fulminante ocorre quando alguém com fígado saudável ingere remédio ou substância que faz o fígado adoecer rapidamente. Geralmente, o paciente só descobre os sintomas quando a lesão já está muito avançada, evoluindo de grave para fulminante, quando o fígado já está parando de funcionar.

Do Metro