Marias-fumaça e vagões voltam à São Roque para projeto turístico

A Prefeitura de São Roque iniciou na tarde desta segunda-feira (9) a trazer de volta para o município, duas marias-fumaça e os três vagões de passageiros que estavam alocados na Estação de Mairinque.

As compras foram feitas pelo ex-prefeito Efaneu Godinho em 2012, e deste então, sem espaço em São Roque, as máquinas e os vagões foram para o pátio da ferrovia, em Mairinque. Na época foi preciso alugar o espaço para que ficassem em um local aberto na ferrovia em Mairinque.

A Prefeitura fechou contrato também para pagar manutenções periódicas nas caldeiras das marias-fumaças para que não enferrujassem até os dia de hoje.

As compras na época, segundo o prefeito Efaneu, foram para montar o projeto “Trem Turístico” em São Roque. O objetivo era fazer linhas turísticas com passageiros entre São Roque, Mairinque, São João Novo e Canguera.

Porém, devido a um entrave entre a empresa detentora da concessão da linha férrea, a ALL – América Latina Logística hoje após fusão com a Rumo (Rumo Logística), o projeto não saiu do papel.

A compra foi feita, mas, as linhas não foram liberadas devido as questões burocráticas da empresa que tem os direitos da linha férrea. De 2013 a 2016, governo do ex-prefeito Daniel de Oliveira Costa, as máquinas e os vagões continuaram alocadas em Mairinque.

Agora, o novo prefeito de São Roque, Claudio Góes, decidiu por trazer de volta as máquinas e os vagões. O transporte começou nesta segunda e as maquinas e os vagões agora vão ficar na antiga Estação de São Roque, na região próxima ao Morro do Cruzeiro. Estão sendo usadas carretas com adaptações para a remoção e guindastes para a colocação das máquinas e vagões nos trilhos.

A Prefeitura de São Roque, emitiu uma nota nesta segunda-feira, informando que Claudio Góes está dando continuidade ao projeto do “Trem Turístico” e enquanto não é colocado em prática, as marias-fumaça e os vagões ficarão em exposição turística na Estação em São Roque.

A Prefeitura também informou que vão passar por manutenção e que em Mairinque estavam sofrendo desgastes com a ação do tempo.

Sobre o projeto, a nota informa que Claudio esteve recentemente novamente reunido com a direção da empresa detentora da concessão da linha férrea no trecho entre São Roque e Mairinque.

trem-tur2

Veja nota

Com o objetivo de fazer as devidas manutenções e prepará-las para uso turístico, as marias fumaça da Prefeitura começaram a ser trazidas para a Estação Ferroviária de São Roque, hoje, 09/04.

As locomotivas encontravam-se alocadas na estação de Mairinque, desde 2012, e vinham sofrendo desgastes.

Neste primeiro momento os equipamentos receberão reparos e, posteriormente, serão disponibilizados para visitação e exploração turística.

No último dia 02, Cláudio Góes voltou a se reunir com representantes da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – e da Empresa Rumo – detentora dos direitos de utilização da malha viária – para dar seguimento às tratativas referentes às reformas da linha férrea, no trecho entre Mairinque e São Roque.

“Voltei otimista, vendo que as negociações entre a CPTM e Rumo estão avançando. Vamos continuar acompanhando e cobrando essas empresas, para podermos colocar o Projeto do Trem Turístico, efetivamente, em ação”, finaliza o prefeito.

Ex-prefeito e atual anunciaram sequência do projeto em junho de 2017

Em junho de 2017, a Prefeitura de São Roque divulgou uma nota informando retomar a elaboração do projeto “Trem Turístico”.

Efaneu Nolasco Godinho e Claudio Góes se reuniram com o Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissione, para reivindicar a liberação da linha férrea no trecho São Roque a Mairinque, com o objetivo de implantar a primeira fase do projeto do Trem Turístico.

Veja o release enviado pela Prefeitura na íntegra abaixo:

Trem Turístico deverá circular entre São Roque e Mairinque

O prefeito Claudio Góes, esteve reunido na quinta-feira (08), com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissione, para reivindicar a liberação da linha férrea no trecho São Roque a Mairinque, com o objetivo de implantar a primeira fase do projeto do Trem Turístico.

Claudio, esteve acompanhado do ex-prefeito, Efaneu Nolasco Godinho, da Deputada Estadual, Maria Lúcia Amary, do Diretor de Planejamento, Claudinei Rosa e do Diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcio Feltrin.

Na reunião foram discutidas questões relativas a reforma do trecho entre São Roque e Mairinque, que segundo a CPTM, tem um custo da ordem de R$ 2.000.000,00.

Para que o projeto seja viabilizado existe a necessidade de que a Rumo Logística, empresa detentora da concessão do trecho faça a devolução do mesmo a CPTM. Para isso existem tratativas entre a CPTM e a concessionária, porém algumas pendências terão que ser resolvidas.

Pelo contrato de concessão a Rumo Logística deve devolver o trecho entre Amador Bueno e Mairinque em condições de operacionalidade. O Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissione, prometeu que inicialmente fará gestões com o objetivo de viabilizar os reparos necessários para a utilização do trecho São Roque a Mairinque, para que o Trem Turístico possa entrar em operação neste percurso no mais breve espaço de tempo.

Clodoaldo Pelissione, prometeu ao prefeito Claudio Góes, uma posição definitiva até o dia 30 de julho.

Também participaram da reunião o diretor de Planejamento da CPTM, José Bissacot, além de outros diretores técnicos da empresa.

Do São Roque Notícias