Marginal da Raposo, em Cotia, tem mato e esgoto no caminho dos pedestres

Um problema que ocorre há muitos anos e ninguém faz nada“, disse um morador do bairro do Portão. Essa é a opinião unânime de leitores do Jornal Cotia Agora que reclamam há tempos sobre um trecho da marginal da Raposo Tavares.

A pista sentido SP, na altura do Km 31,7, tem uma calçada que é caminho de muitos moradores da região, principalmente que se dirigem ao ponto de ônibus do outro lado da escola Pedro Casemiro ou para o Extra. A mais recente reclamação foi feita nesta quinta-feira por um leitor que nos enviou vídeo do local. A reportagem do Jornal Cotia Agora esteve na marginal e o que se viu foi um acúmulo de mato que vem de um terreno particular e do paredão feito pelo DER na época da duplicação. O mato toma conta de mais da metade da calçada e, para piorar, há três pontos onde o esgoto corre a céu aberto. “Em dia de chuva, mistura mato, esgoto…um cheiro de fossa, é insuportável”, comentou.

Segundo outro leitor que nos enviou a reclamação na semana passada, ele viu um cadeirante tentando passar pela calçada em um ponto que tem o mato de um lado e o meio fio do outro. Ou seja, o cadeirante quase caiu e teve que ser ajudado por pessoas que passavam por ali, que carregaram a cadeira dele para passar pelo trecho.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria de Obras, que informou que o trecho é pertencente e sob jurisdição do DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

Entramos em contato com o DER, que enviou a seguinte nota: “O DER – Departamento de Estradas de Rodagem programou para os próximos dias a execução dos serviços de manutenção com poda, roçada e limpeza da calçada no trecho apontado pela reportagem na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Quanto aos pontos de vazamento de esgoto, a Sabesp será notificada para que os devidos reparos sejam realizados o mais breve possível.