Mais uma escola estadual de Cotia terá ensino em período integral

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (5) que mais 400 escolas da rede estadual passarão a fazer parte do PEI – Programa de Ensino Integral. O total de unidades que funcionam nesta modalidade vai aumentar de 364, em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um crescimento de quase 300%.

Em Cotia, mais uma escola está na lista, a EE Tenente Ernesto Caetano de Souza, no Jardim Araruama, região do Atalaia que estará em funcionamento no próximo ano letivo de 2021, assim que a Prefeitura liberar o funcionamento de escolas públicas, já que devido à pandemia de coronavírus elas estão sem aulas.

Em Cotia já fazem parte do programa as escolas EE Deputada Conceição da Costa Neves (No Rio das Pedras, popular “prédinhos”), Fernando Nobre (Km 21) e Vinícius de Moraes (Granja Viana) e a EE Professor Pedro Casemiro Leite (Portão).

Sobre o PEI

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.