Mais de 900 pessoas de Cotia que agendaram vacinação não compareceram

Dados da Vigilância Epidemiológica de Cotia apontam que a evasão da segunda dose da vacina contra coronavírus no município é de 975 pessoas, até a manhã de sexta-feira (16).

Na mesma data, a cidade aplicou 30.865 doses da vacina, destas, 7.372 correspondem à segunda dose do imunizante. A orientação dos fabricantes das vacinas aplicadas no Brasil (Instituto Butantan/Sinovac e Fiocruz/Astrazeneca), no entanto, é para que o intervalo entre as doses seja respeitado para não comprometer a taxa de proteção no organismo.

No caso da vacina do Butantan o intervalo entre as doses deve ser de 14 a 28 dias, enquanto para a vacina da Fiocruz este intervalo é de 90 dias. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação acontece à medida que novas doses são enviadas pelo Governo do Estado e que a cidade não teve desabastecimento de vacinas para aplicar a segunda dose na população.

“Quem não tomou a segunda foi porque não compareceu ao polo de vacinação na data programada. Fazemos um apelo para que a população tome as duas doses. Só assim se completa o esquema vacinal”, alertou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela destacou que quem deveria já ter recebido a segunda dose e não recebeu deve comparecer o mais rápido possível a um polo em dia de vacinação com documentos e com o cartão comprovando que recebeu a primeira dose em Cotia.