Mais de 30 mil eleitores de Cotia podem não comparecer às urnas

Por Bruna Santana – Repórter

As eleições de 15 de novembro estão chegando e vão escolher os novos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros, alguns em dois turnos.

Mas, apesar de não assumir publicamente, a Justiça Eleitoral teme que em alguns municípios possa não haver votos válidos suficientes para eleger seus candidatos, principalmente devido ao medo da população em sair de casa para votar em plena pandemia do coronavírus.

Essa é uma das convicções do jornalista e advogado Sam Ávila, que também é repórter free lancer do Jornal Cotia Agora e editor de política em um grande jornal de São Paulo.

Para ele, muita gente não vai votar este ano, devido ao medo de contágio do coronavírus e também por desacreditarem que algo vai mudar elegendo novos ou velhos políticos:

É um momento diferente do mundo, do Brasil e Cotia não fica atrás. Apesar de estarmos na Fase Verde do Plano SP de flexibilização e muita gente na rua, tenho conversado com pessoas e até pesquisas feitas mostram que o eleitor não está convicto de votar em novembro. A pandemia mudou o pensamento de muita gente, e pegou em cheio aqueles que já não acreditam mais na classe política e também em novos postulantes aos cargos. Outro fator é o pequeno valor da multa para quem não comparecer às urnas. Então o eleitor pensa: Vou sair de casa, correr riscos, sendo que posso justificar meu voto ou pagar a multa depois?. A verdade é que os números de abstenções, ou seja, pessoas que não vão votar deve ser grande em 2020“, disse o jornalista.

Um número alto de eleitores que não vão votar poderia mudar o resultado das eleições, caso houvesse comparecimento em massa. “Vamos levar em consideração as duas últimas eleições municipais em Cotia. Em 2012 tivemos 14,64% de eleitores que não votaram, ou 20.715 pessoas. Já em 2016, este número aumentou para 16,69% do eleitorado, chegando a 26.516 pessoas. Para 2020, é uma conta simples. Cotia tem 174.356 eleitores aptos a votar e se fizermos a matemática de 2 pontos percentuais que ocorreu entre 2012 e 2016, ou seja, cerca de 18% dos eleitores não votarem, já teremos mais de 30 mil pessoas não comparecendo às urnas, isso sem levar em consideração aquele percentual de pessoas que não vão sair de casa para votar devido à pandemia. 30 mil votos é muita coisa. É só lembrar que em 2016 o prefeito eleito Rogério Franco teve pouco mais de 36 mil votos e o segundo colocado, Quinzinho Pedroso, 35 mil“, avalia Sam.

Cotia, por não ter mais de 200 mil eleitores não terá segundo turno e na noite de 15 de novembro conhecerá quem será o prefeito e os 15 vereadores eleitos.