Maior ladrão de cargas de SP é preso em Sorocaba

A polícia civil prendeu na madrugada desta terça-feira (5), em Sorocaba, um homem apontado pela polícia como o maior ladrão de cargas do Estado de São Paulo.

Albiazer Maciel de Lima, o Bia, de 38 anos, é suspeito de chefiar o mega-assalto ao depósito do Magazine Luiza, em Louveira, entre a noite de sexta-feira (1º) e a madrugada de sábado (2). Criminosos armados usaram dois caminhões e duas carretas para roubar eletroeletrônicos, como tablets e celulares.

Os policiais chegaram até Albiazer após meses de investigação. Ele foi preso em uma casa no Trujillo, bairro de classe média na região central de Sorocaba. Segundo o Deic, Albiazer chefiava uma quadrilha de 40 ladrões. Dez já foram identificados pela polícia.

Na casa onde ele estava foram apreendidos um fuzil, uma pistola e grande quantidade de munições, além de fardas de combate, 18 celulares e dois veículos. Os policiais ainda encontraram dois notebooks e um tablet que teriam sido roubados da fábrica da Samsung em julho de 2014, em Campinas.

Ainda segundo o Deic, os celulares apreendidos eram usados para comunicação entre os criminosos durante as invasões. Além de comandar roubos em depósitos, Albiazer também possui passagens por outros assaltos, inclusive a banco. As investigações do Deic prosseguem agora com o objetivo de identificar o restante dos envolvidos na quadrilha.

Maicon Douglas Soares da Silva mora no bairro Pedro Paschoal, em Bebedouro, juntamente com mais três homens de Ribeirão Preto foram presos em Jaboticabal.

Acabaram surpreendidos pela polícia quando já no interior de um apartamento, após denúncia de um popular que os viu chegando de madrugada em atitude suspeita. Tudo indica que foram eles que tentaram roubar o caixa eletrônico em Taiúva e que também teriam agido em outros crimes da mesma natureza. Com eles foram apreendidos: uma pistola Imbel calibre 380, uma pistola .40 da PM (queixa de roubo ou furto), um fuzil, duas emulsão explosiva envoltas com o mesmo material das encontradas no caixa de Taiúva e farta quantidade de munições. No local em Taiúva foram apreendidos estojos deflagrados de calibre 380 e .40.

Mega-assalto
Segundo a Polícia Civil, o coordenador de segurança do centro de distribuição foi rendido por um criminoso ao chegar para trabalhar, às 0h10, e foi obrigado a entrar no espaço instalado no km 67,8 da Rodovia dos Bandeirantes, onde outros funcionários já estavam sob poder dos criminosos.

Os vigilantes tiveram cinco revólveres e quatro coletes roubados. Os criminosos usaram perucas e bigodes postiços, além de uniformes do Magazine Luiza, de acordo com depoimentos à polícia. Há a suspeita de que informações internas tenham sido repassadas ao bando, já que eles aproveitaram o horário de troca de turno para efetuar o roubo. A ação, segundo a polícia, durou cerca de 2h e aproximadamente 80 funcionários estavam no local.

Caminhões encontrados
Na noite de sábado (2), parte da carga levada no mega-assalto foi localizada. Segundo informações da Polícia Civil, o caminhão achado estava em Santo Antônio do Jardim, perto da divisa com Minas Gerais.

No domingo (3) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas localizou outros três caminhões com produtos roubados no mega-assalto. Os veículos estavam em um galpão em Louveira.

Em nota, a empresa confirmou que “parte substancial” da carga foi recuperada e ela será inspecionada. “Estamos colaborando ativamente com as autoridades policiais fornecendo todas as informações necessárias para a investigação deste crime e recuperação do saldo de mercadorias”, diz nota. Não houve feridos durante o crime.

Do G1

lui1 lui2 lui3 lui4 lui6 lui7 lui8